Por: A Tribuna
17/07/2023
15:03

A segunda-feira é um dia da semana bastante controverso: há quem ame, há quem deteste, mas o início da semana pode estar relacionado a muito mais que gostos pessoais. De acordo com os resultados de uma pesquisa, divulgados na conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica (BCS - Sigla em inglês) em Manchester, os infartos ocorrem com mais frequência no dia inicial da semana de trabalho.

O estudo analisou dados de mais de 10,5 mil pacientes internados devido a infarto coletados entre 2013 e 2018 em hospitais e identificou um pico de casos de infartos na forma mais grave, o Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do segmento ST, na segunda-feira, em análises na Irlanda e Irlanda do Norte

Mas por que às segundas-feiras?

De acordo com o cardiologista Roberto Yano a causa da alta de infartos nas segundas-feiras é multifatorial, mas todos os fatores que contribuem para esse pico ainda não são totalmente claros.

“Existem diversas teorias sobre o que pode gerar esse tipo de aumento de casos em um dia específico da semana. Uma das teorias é a alteração no ciclo circadiano, que regula o sono e vigília do corpo, e que pelas mudanças abruptas de rotina durante dias da semana e finais de semana, pode ficar desregulada. Outra questão é do estresse que geralmente aumenta na segunda-feira, o que pode gerar uma exacerbação do sistema nervoso simpático, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca”.

“A verdade é que a causa desse fenômeno depende com certeza de muitos fatores e é bastante complexa, por isso ainda não há consenso sobre qual seria, ou se há, um fator decisivo e único para esse fato”.

“Por fim, para evitar esse tipo de problema em qualquer dia da semana, é importante realizar o seu acompanhamento médico de rotina, ter um estilo de vida saudável, alimentando-se bem, praticando exercício físico regular, controlando ao máximo o estresse do dia a dia e finalmente dormir bem” Afirma Roberto Yano.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78