Por: A Tribuna
17/02/2021
08:02

Destacando o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro, as equipes de apoio socioeducacional e ambiental da Barragem Pedreira, obra de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), promovem diálogos e ações para alertar funcionários e colaboradores sobre os riscos de consumo abusivo de drogas lícitas ou ilícitas, principalmente no período de isolamento social. 

Os Diálogos Diários de Segurança (DDSs) promovidos nos canteiros do empreendimento tiveram início ontem, 15 de fevereiro, em dois turnos. A ação, que terá continuidade no dia 19 de feveeiro, sexta-feira, às 7h30, traz os registros de abusos no consumo de álcool, com alta significativa desde o início da pandemia da Covid-19.   

Nos DDSs os participantes aprendem a ficar atentos aos sinais de alcoolismo em seu ambiente familiar ou social e orientados a oferecer ajuda, quando necessário. Entre os sinais mais observados estão: beber para aliviar o estresse ou por estar entediado; preocupação constante em ter bebidas alcoólicas em casa; deixar de cumprir responsabilidades para beber, ou porque bebeu demais; sentir ansiedade, tremer, ter batimentos acelerados ou alucinações.  

Apesar da sensibilidade do tema, as equipes trabalham de forma enfática para conscientização dos trabalhadores em todos os aspectos, inclusive ao monitoramento de crianças, jovens e adolescentes, que podem ser as maiores vítimas ao estarem expostas ao risco de desenvolverem uma dependência precoce.  

Os debates abordam também os danos que o abuso de álcool pode causar nos aspectos sociais, econômicos e à saúde, como exemplo o consumo de álcool em excesso ou misturado à drogas, que pode potencializar problemas de saúde mental, ansiedade e depressão.  

Essas articulações são realizadas em parceria com instituições de Pedreira - Alcóolicos Anônimos - AA e Narcóticos Anônimos - NA, que não só trazem o expertise e dados oficiais sobre o tema, mas também disponibilizam aos trabalhadores o contato para agendamento e participação em reuniões dos centros de acolhimento. 

Contemplando os requisitos do PEA (Programa de Educação Ambiental) e visando que os próprios trabalhadores do empreendimento se tornem agentes multiplicadores no seio de suas famílias e comunidades, a equipe de  comunicação da Barragem trata o tema “drogas e alcoolismo” de uma maneira mais didática e lúdica. A intenção é que a mensagem seja repassada para as crianças e adolescentes, ressaltando que o consumo dessas substâncias é prejudicial à família. Todo o conteúdo abordado nos DDS é inserido em cartazes afixados nos murais do empreendimento para reforçar a importância do tema. 

 

Serviço: 

Alcóolicos Anônimos - AA e Narcóticos Anônimos - NA  

Rua Siqueira Campos, 177, Centro – Pedreira,  

As reuniões acontecem às terças, quintas e sextas-feiras e aos sábados, das 19h30 às 21h30.  


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura