A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal da Estância de Amparo aderiu a campanha Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental. Em Amparo, a rede composta pelas Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais garantem um suporte a todas as pessoas que precisam ou que possuam indicação para algum tratamento relacionado à saúde mental. Além disso, as equipes estão preparadas para atender qualquer situação de crise.
Segundo a psicóloga e articuladora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Amparo, Iramaia Massoni, os cuidados com a saúde mental precisam ser constantes e caminham ao lado de hábitos equilibrados, que envolvem exercício físico e boa alimentação.
“Precisamos nos conhecer e avaliar quais são nossos limites e necessidades, para isso a psicoterapia é uma ferramenta potente, através do autoconhecimento saberemos lidar melhor com todos os acontecimentos de nossa vida”, destaca.
Quando há algum ruído nesse processo, momentos da vida podem ser encarados a partir de uma ótica negativa e, quando não são superados, apontam para a necessidade de buscar ajuda profissional.
“O não cuidado da saúde mental pode trazer muitos prejuízos como dificuldades de compreensão, relacionamento, inabilidades sociais, baixo rendimento acadêmico ou profissional, e essas dificuldades podem se agravar ao ponto da pessoa desenvolver quadros de doenças mentais, como depressão, transtornos de ansiedade e outros; além dos sintomas físicos pertencentes a esses quadros ou outros causados pela psicossomatização”, elenca.
Iramaia frisa que todas as pessoas podem e devem buscar auxílio para lidar com as emoções, a fim de evitar que quadros graves de adoecimento mental ocorram.
“Todos podem e devem buscar ajuda sempre que perceberem que estão com alguma dificuldade no seu dia a dia e que esta não está sendo superada, principalmente, se está ocasionando alterações de comportamento e impactando em outros aspectos de sua vida,como relações familiares, trabalho, auto cuidado ou qualquer outro. É importante dar atenção a mudanças repentinas sem causas aparentes e que persistem causando prejuízos”, aponta.
Em Amparo, qualquer pessoa que já tenha algum diagnóstico ou que esteja passando por dificuldades relacionadas a saúde mental, em situação de crise, com ideações suicidas ou tentativa de suicídio recente são acolhidas em todas as Unidades de Saúde,espalhadas nos bairros do município. Elas são a porta de entrada para que as pessoas recebam uma avaliação de risco e sejam encaminhadas aos serviços especializados. Há ainda outros locais onde essa ajuda é oferecida:
Unidades Básicas de Saúde (postos dos bairros): podem acolher durante todo o horário de atendimento, das 7h às 17h, e fazer avaliação de risco, orientar e encaminhar, quando necessário.
Caps II (para pessoas acima dos 18 anos): Rua Jundiaí, 29, Centro. Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira das 7h às 16. Telefones: (19) 380-1224/ 3817-249.
Caps AD (para pessoas acima dos 18 anos): Rua Carlos Augusto do Amaral Sobrinho, 76, Bairro Jardim São José. Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira das 7h às 16. Telefones: (19) 3808 2430
Núcleo Cata Vento (para crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses):Rua Barão de Campinas, 407, Centro. Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira das 7h às 16. Telefone: (19) 3807-2374.
Situações de emergência em que a pessoa está impossibilitada de comparecer aos serviços de Saúde Mental da rede:
Serviço 192: 24 horas, diariamente. Informar nome e endereço para o resgate e se possível a condição da pessoa a ser atendida.
Corpo de Bombeiros: (19) 3807-5000/193
Beneficência Portuguesa: (19) 3807-4110
Santa Casa: (19) 3808-8702
Twittar | Compartilhar |