Por: Jornal A Tribuna
01/12/2022
08:00

A Secretaria de Saúde de Amparo aplicou 612 testes rápidos do tipo PSA, para diagnóstico de câncer de próstata, em dois dias de ações alusivas ao Novembro Azul. Do total, sete exames apresentaram alteração e os pacientes foram encaminhados às suas unidades de saúde de referência para acompanhamento.

As ações ocorreram nos sábados dos dias 19 e 26 de novembro. A maior parte dos testes foi aplicada na Praça Pádua Salles, centro da cidade, mas também foram realizadas ações nos bairros Marp, São Dimas, Arcadas, Santa Maria e Três Pontes.

No dia 19 foram 322 testes. Já no dia 26, 224 testes.

Homens com 40 anos ou mais, que não conseguiram participar de nenhuma das ações, podem se dirigir à sua Unidade de Saúde de referência e solicitar consulta com clínico geral para realização do exame.

Teste rápido

O teste rápido de PSA é um teste que identifica, rapidamente, a presença da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico), que é produzida pelo tecido prostático. Ele é realizado com uma amostragem de sangue, retirada da ponta do dedo, e fica pronto em até 10 minutos. A partir dele, é possível identificar se há alterações na próstata, o que serve de sinal de alerta. Caso haja alterações, é necessária a consulta com especialista para complementar a avaliação e obter o diagnóstico.  

Conforme explica o urologista Aureo Mendes Rezende, da rede municipal de saúde, se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cura. O exame ainda é indicado para todos os homens com 40 anos ou mais e para aqueles que tenham histórico da doença na família.

Só no último ano, Amparo realizou 4.160 exames PSA. Com a ação deste segundo sábado, a meta é atingir mil homens no total.

Para fazer o exame PSA é necessário seguir algumas recomendações. Caso não cumpridas, elas podem alterar o resultado para valores maiores do que o normal.

São elas:

- Não ter tido relação sexual nas últimas 48 horas;

- Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;

- Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;

- Não ter praticado equitação nos últimos três dias;

- Não ter usado supositório nos últimos três dias;

- Não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias;

- Não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;

- Não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos sete dias;

- Não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;

- Não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;

- Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt