Por: A Tribuna
18/08/2023
03:00

A Serra Gaúcha e seus parreirais foram os cenários escolhidos para a gravação do seriado “Decamerão – A Comédia do Sexo”, cujo texto foi baseado na obra do escritor italiano Giovanni Bocaccio. No total, foram quatro episódios que contaram a história de três casamentos, misturando comédia, drama e muito romance. A estreia aconteceu no dia 31 de julho de 2009, tendo ido ao ar depois do “Globo Repórter”.

Voltando às paisagens gaúchas, em um ambiente que remete à imigração italiana do Século XIX, as gravações foram todas feitas em casas de pedra e madeira de 1800. A primeira locação, onde estavam à casa de Tofano (Matheus Nachtergaele) e de seus criados, foi a Vila Jansen, um distrito de Farroupilha que abriga um dos pontos turísticos do local, o Caminho das Pedras. A segunda locação foi em Garibaldi, dentro de um sítio de descendentes de colonos italianos, que foi projetado para se transformar em um museu iconográfico do Século XIX. Lá, foram feitas cenas no comércio de Filipinho (Daniel de Oliveira), na ferraria, na igreja do Padre Masetto (Lázaro Ramos), na lagoa e no riacho.

Quanto à produção, vale ressaltar que o figurino foi criado especialmente para os personagens que, apesar de viverem num tempo que remetia há um século, não tinha compromisso de fidelidade com a época.  

Voltemos aos personagens de “Decamerão – A Comédia do Sexo”. Monna (Deborah Secco) era uma criada que, para herdar a fortuna de seu ex-patrão Spininellochio (Tonico Pereira), se casa com seu filho, Tofano (Matheus Nachtergaele). Após consumarem o matrimônio, o rapaz cai de amores pela moça. Já ela, no entanto, não conseguia esconder que tem sentimentos por outra pessoa, o Padre Masetto (Lázaro Ramos). Ela se culpava por não conseguir parar de sonhar com o pároco, e resolve se confessar. 

No confessionário, uma surpresa: Masetto revela que não é padre. Os dois embarcam, então, em um grande romance às escondidas.  

Tofano percebendo a agitação de Monna começa a cultivar um ciúme doentio. Ele enlouquece pensando em maneiras de testar a fidelidade da esposa, enquanto ela se utiliza de artimanhas para burlar as armadilhas do marido. 

Esse foi o plano central do especial exibido pela Globo até o dia 21 de agosto de 2009.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78