Por: A Tribuna
01/09/2023
06:00

“Vale Tudo” foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e exibida pela Globo entre maio de 1988 a janeiro de 1989. Entre tantos personagens interessantes, a novela teve Odete Roitman (Beatriz Segall) e Maria de Fátima (Glória Pires), dois tipos inesquecíveis e que, infelizmente, na vida real, infestam o nosso dia a dia.

A novela "Vale Tudo" mobilizou o Brasil e até hoje ninguém se esqueceu da frase: "Quem matou Odete Roitman?", pergunta que só foi respondida no último capítulo da trama.

Entre os ingredientes que costumeiramente existem nos folhetins globais, "Vale Tudo" marcou época porque questionou o País em que vivemos, colocando na berlinda corrupção e verdade. No final, o inesperado no que se refere ao desfecho das novelas, mas muito pertinente quando o assunto é a vida real. O grande vilão e corrupto Marco Aurélio (Reginaldo Faria) foge impunemente do Brasil, dando “uma banana” para o público.

Outro tipo inesquecível foi Maria de Fátima, uma megera que não media esforços para se dar bem na vida. Para ter sucesso e dinheiro, valia tudo; até mesmo prejudicar a própria mãe, Raquel, interpretada por Regina Duarte.  O inesperado é que a personagem termina rica e casada com um gay italiano, amigo de seu amante, César (Carlos Alberto Ricelli).

A grande tacada dos autores foi fazer uma novela cujo final foi contra o que costumeiramente acontece, ou seja, os bonzinhos são recompensados e os malandros punidos; em "Vale Tudo" isso não aconteceu. Um final mais real, impossível.

Cabe destacar a atuação de Regina Duarte, na pele da honesta e trabalhadora Raquel, que viveu um grande amor com Ivan (Antonio Fagundes).

No elenco estavam ainda, Renata Sorrah, como a insegura e alcoolista Heleninha; Lídia Brondi, Cássia Kiss, Nathália Timberg, Adriano Reys, Cláudio Corrêa e Castro, Danton Mello, Sérgio Mamberti, Lília Cabral, Rosane Goffman, Stephan Nercessian, Lourdes Mayer, Daniel Filho, Pedro Paulo Rangel e Íris Bruzzi.

Lembrando que “Vale Tudo” já foi reprisada por duas vezes no canal pago Viva e uma vez nas tardes da Globo, no “Vale a Pena Ver de Novo”. Em 2014 foi lançada em DVD e também está disponível no Globoplay para ser assistida quando quiser.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan