Por: A Tribuna
17/08/2020
10:08

Para assistir, emocionar e se apaixonar, é assim “Amor de Bicho”, série do canal MOV que agora também está disponível no serviço de streaming UolPlay e já é sucesso para os amantes dos animais e da natureza e uma ótima opção para quem quer se desestressar nesta pandemia.

A relação sincera de amor, troca, respeito e parceria e uma conexão de descobertas, emoções e transformações é a fórmula do sucesso de “Amor de Bicho” que revela histórias surpreendentes e únicas, as quais têm como fio condutor a parceria entre humanos e animais. Com criação, direção e roteiro de Mônica Prinzac, os episódios apresentam personagens da vida real e mergulham nesse convívio cheio de afetos e sentimentos, que envolve pessoas, bichos e meio ambiente. A série documental é uma produção da Duplamente Filmes e da Solavanco Produções, em parceria com o MOV.

Cavalos, cachorros, papagaios, gatos, porcos, vacas e muito mais. Em 10 episódios, “Amor de Bicho” traz experiências inspiradoras que mostram como a presença de animais na vida dos humanos pode mudar desde a rotina até sua forma de pensar e agir. “Estamos vivendo um momento em que a reconexão com os outros seres não humanos se tornou urgente. Precisamos olhar para os bichos - todos eles - e também para as plantas como habitantes do mesmo planeta. A série é um chamado de reconexão com a natureza, da qual andamos esquecidos de fazer parte. Falar de bichos é falar da gente, do meio ambiente e de toda a vida”, explica Mônica Prinzac.

Segundo dados do Instituto Pet Brasil, com números levantados pelo IBGE, o Brasil tem mais de 139 milhões de animais de estimação. Enquanto muitos são mais adeptos aos cachorros e gatos, o biólogo Guilherme Lopes vive com sua minipig Abigail, que ganhou até perfil no Instagram. Durante o episódio, ele lembra que a convivência com a porquinha lhe ajudou a superar uma depressão. “O porco vive com você, não vive para você. Tem essa característica da companhia, mas quando faz sentido para ele, por causa de sua personalidade. A Abigail trouxe abertura em diversos níveis de como lidar com a vida”, explica.

height=333
O paraquedista Gui Pádua é apaixonado por animais e pela natureza. O atleta criou
um santuário em Minas, na cidade de Cássia,

Outra história de superação é a da empresária Márcia Triunfol. Ela recorda como conseguiu enfrentar fases difíceis, como a perda do primeiro marido, com a companhia de Moby e Bebel, cachorrinhas adotadas pelo casal. “Tinha a sensação de que uma parte da família continuava existindo. Estar com esses dois seres que precisavam exclusivamente de mim me ajudou demais a me movimentar, sair da cama, a viver”, diz ela. Moby faleceu em 2019 e Bebel logo depois das filmagens, aos 14 anos. A atual parceira de todas as horas de Marcia é Bidu, também adotada.

O músico Jonas Santiago também apresenta seus parceirinhos Trevor e Zuca. O entrevistado ficou cego na adolescência e passou a aceitar melhor a sua condição a partir do convívio com seu primeiro cão-guia, a Zuca, que já lhe acompanhou em escaladas e aprendeu a velejar quando o dono resolveu competir. “Tento ter uma relação mais de parceria com eles. Tem um mundo maravilhoso para experimentarmos através dos sentidos”, comenta Jonas sobre a vivência entre eles.

Outro apaixonado por animais é Roched Seba, fundador do Instituto Vida Livre, que devolve a liberdade para animais silvestres impactados por perigos urbanos. Ao todo, mais de 8.500 bichos já foram resgatados, cuidados e reabilitados no Rio de Janeiro. Roched revela que esse amor vem desde quando era criança: “Eu só brincava com bichos. Os filmes e desenhos animados que eu queria ver eram de bichos. Os meus heróis eram bichos”, diz.

“Amor de Bicho” também conta como o psicólogo e equoterapeuta Fernando Domingues Sodré e seus cavalos ajudaram o pequeno Kauan a vencer suas deficiências, a aprender a caminhar e a confiar em si mesmo. “Com o cavalo, sempre estimulamos a criança a percebê-lo como alguém que está ao lado dela, que dá apoio e ultrapassa aquilo que é difícil com você”, explica Fernando.

Se com a convivência entre animais e humanos, é possível recriar um novo mundo? Ativista da causa animal, a nutricionista Alessandra Luglio, virou vegana e acredita que só a conscientização das pessoas em relação aos bichos pode transformar o planeta. “Vejo-os como seres que estão aqui para colaborar para a evolução de todos. Todo mundo está aqui por todo mundo”. Nina Rocha Kanner, de 13 anos, ensina voo livre para seu papagaio Trevo e tem uma visão similar: “Todo o ser da terra é visto com respeito e não pelo que pode ser. É importante respeitar a vida, cada um nasceu para ter a sua, em paz”.

No Santuário Vale da Rainha, em Camanducaia, Minas Gerais, Patrícia e Vitor resgatam animais descartados da indústria alimentícia e cuidam deles como seres que ainda tem tanto a ensinar. Ao todo, são mais de 100 bichos. “A trajetória do Santuário começou antes mesmo que eu tivesse a consciência dela. Realizamos que isso poderia ser realmente um espaço para beneficiar todos esses seres. Então, surge o conceito mestres animais no meu coração”, explica Patrícia.

Em outro episódio, é o paraquedista Gui Pádua mostra sua parceria com bichos. Apaixonado por animais e pela natureza, o atleta criou um santuário em Minas, na cidade de Cássia, onde vive com 30 cavalos, 18 cachorros, gatos, vacas, patos, porquinho e Caramelo, um ganso órfão. Seu objetivo é ensiná-lo a voar e, depois, terem a experiência juntos, enquanto Gui usa seu ultraleve. “Vou soltá-lo para ver se ele vem atrás. Poder dividir isso com o bicho, lado a lado, é um sonho”, comenta o esportista, animado com a relação de parceria que tem com Caramelo, resgatado por ele quando tinha 20 dias.

A cachorrinha cadeirante Olívia e sua tutora, Flávia Panella, também são destaques na série. Flávia compartilha as experiências da pet em um perfil on-line e, com as postagens, criou uma rede de solidariedade com pessoas que cuidam de animais com deficiências: “Vi que poderia ajudar outros animais a ter qualidade de vida e a incentivar mais adoções. Recebo doações e repasso para quem precisa. Seja cadeirinha de rodas, colete para fazer esteira aquática”.

Neste momento de pandemia tão difícil por que a humanidade está passando, “Amor de Bicho” pode ser um alento para refletirmos o papel dos animais em nossas vidas e na vida do planeta. Com certeza, vale a pena conferir.

height=813
Meditar em meio a vacas e bois é possível no Santuário Vale da Rainha, em Camanducaia, Minas Gerais / Divulgação

 

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78