Por: A Tribuna
07/06/2021
17:06

Os índices de isolamento social divulgados diariamente pelo Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo (SIMI-SP) mostrou que o isolamento em Amparo nos três dias de lockdown foram de 47% na sexta-feira, dia 4 de junho, 48% no sábado, dia 5 e 52% no domingo, dia 6. Os índices de Amparo apurados no último final de semana estão muito abaixo do melhor resultado obtido pela cidade que foi de 65% ocorrido em 7 de abril do ano passado.

Em todo o Estado, Amparo ficou na 19ª colocação no último domingo, atrás de cidades como Mogi Mirim. Artur Nogueira, São José dos Campos, Porto Ferreira e Mococa. O melhor índice de isolamento no domingo foi da cidade de São Joaquim da Barra com 69%, seguido de Batatais com 62% e São José do Rio Pardo com 61%. Desde março, São Joaquim da Barra, cidade de 52 mil habitantes, localizada na região administrativa de Franca, lidera o ranking de isolamento social em todo o estado, segundo o sistema de monitoramento do governo paulista.

Os índices de Amparo com lockdown, quando comparados com o final de semana anterior, ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de maio, quando não havia o lockdown e aconteceu o colapso na saúde de Amparo anunciado pelo prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB) mostram melhoras no isolamento. Na sexta-feira, dia 28 de maio, o percentual foi de 38%, no sábado, dia 29 de maio, atingiu 41%, e no domingo, dia 30, atingiu 46%.

Como funciona

O índice de isolamento é um dos recursos incluídos no SIMI-SP. Ele é disponibilizado pelas prestadoras de serviços de telecomunicação (Vivo, Claro, Tim, Oi) por meio de uma plataforma Big Data que é gerida pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Segundo as prestadoras de serviços de telecomunicação, o índice de isolamento é baseado na localização obtida pelas antenas de celulares (Estações Rádio Base – ERBs), as quais “marcam” uma referência para o lugar onde o celular “dormiu” entre as 22h00 e 2h00. Durante o dia, um celular que tenha se afastado desta referência (que é variável mas, para dar uma ideia, chega a aproximadamente 200 metros na cidade de São Paulo), é considerado fora do isolamento. Todo este processamento é feito pela operadora.

O índice é atualizado diariamente, sempre mostrando os valores referentes ao do dia anterior (D-1). Este espaço de tempo das informações ocorre em função do trabalho das operadoras para agregar e anonimizar os dados, antes da geração dos índices que são repassados ao SIMI-SP, em respeito à privacidade de cada usuário.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan