Os índices de isolamento social divulgados diariamente pelo Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo (SIMI-SP) mostrou que o isolamento em Amparo nos três dias de lockdown foram de 47% na sexta-feira, dia 4 de junho, 48% no sábado, dia 5 e 52% no domingo, dia 6. Os índices de Amparo apurados no último final de semana estão muito abaixo do melhor resultado obtido pela cidade que foi de 65% ocorrido em 7 de abril do ano passado.
Em todo o Estado, Amparo ficou na 19ª colocação no último domingo, atrás de cidades como Mogi Mirim. Artur Nogueira, São José dos Campos, Porto Ferreira e Mococa. O melhor índice de isolamento no domingo foi da cidade de São Joaquim da Barra com 69%, seguido de Batatais com 62% e São José do Rio Pardo com 61%. Desde março, São Joaquim da Barra, cidade de 52 mil habitantes, localizada na região administrativa de Franca, lidera o ranking de isolamento social em todo o estado, segundo o sistema de monitoramento do governo paulista.
Os índices de Amparo com lockdown, quando comparados com o final de semana anterior, ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de maio, quando não havia o lockdown e aconteceu o colapso na saúde de Amparo anunciado pelo prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB) mostram melhoras no isolamento. Na sexta-feira, dia 28 de maio, o percentual foi de 38%, no sábado, dia 29 de maio, atingiu 41%, e no domingo, dia 30, atingiu 46%.
Como funciona
O índice de isolamento é um dos recursos incluídos no SIMI-SP. Ele é disponibilizado pelas prestadoras de serviços de telecomunicação (Vivo, Claro, Tim, Oi) por meio de uma plataforma Big Data que é gerida pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).
Segundo as prestadoras de serviços de telecomunicação, o índice de isolamento é baseado na localização obtida pelas antenas de celulares (Estações Rádio Base – ERBs), as quais “marcam” uma referência para o lugar onde o celular “dormiu” entre as 22h00 e 2h00. Durante o dia, um celular que tenha se afastado desta referência (que é variável mas, para dar uma ideia, chega a aproximadamente 200 metros na cidade de São Paulo), é considerado fora do isolamento. Todo este processamento é feito pela operadora.
O índice é atualizado diariamente, sempre mostrando os valores referentes ao do dia anterior (D-1). Este espaço de tempo das informações ocorre em função do trabalho das operadoras para agregar e anonimizar os dados, antes da geração dos índices que são repassados ao SIMI-SP, em respeito à privacidade de cada usuário.
Twittar | Compartilhar |