Sete das 15 cidades da região de Campinas (SP) encerraram a primeira semana da fase emergencial para enfrentamento da pandemia sem atingir, em nenhum dia, a meta de pelo menos 50% em isolamento social estipulada pelo Governo do Estado para reduzir a circulação do novo coronavírus. Entre as cidades está Amparo que no último domingo, 21 de março, atingiu um índice de 48% e também Itapira que registrou 47%.
A fase emergencial teve início em 15 de março e segue pelo menos até o dia 30. Ainda no domingo, Campinas (SP) registrou índice de 48%, e ficou abaixo da média do estado de 51%. Hortolândia (SP) teve o pior resultado na região, com 44%, enquanto o percentual mais elevado foi de 56% e contabilizado pelos municípios de Artur Nogueira (SP) e Mogi Mirim (SP).
O melhor resultado de Amparo em março aconteceu no dia 7 com um total de isolamento de 49%. O pior foi no dia 17 de março, com um total de 40%. Desde início da pandemia e as medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado em março do ano passado, o melhor índice de isolamento social registrado por Amparo foi no dia 10 de abril de 2020, com um total de 65%.
O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, através da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), para que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados. Ao todo são analisados dados de 100 município do Estado.
Segundo as prestadoras de serviços de telecomunicação, o índice de isolamento é baseado na localização obtida pelas antenas de celulares (Estações Rádio Base – ERBs), as quais “marcam” uma referência para o lugar onde o celular “dormiu” entre as 22h00 e 2h00. Durante o dia, um celular que tenha se afastado desta referência (que é variável mas, para dar uma ideia, chega a aproximadamente 200 metros na cidade de São Paulo), é considerado fora do isolamento. Todo este processamento é feito pela operadora.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Amparo diz que vê o resultado com preocupação e tem aplicado uma série de medidas para frear a Covid-19. A assessoria ressalta ainda que os indicadores são monitorados e que, caso ela não verifique melhora no quadro de internações em UTIs da cidade, não descarta hipótese de lockdown.
"Em janeiro, fomos o primeiro município a regredir à fase vermelha e estamos seguindo todas as determinações estaduais, inclusive com fiscalização intensa da Vigilância Sanitária e Polícia Municipal", diz texto ao destacar trabalhos de comunicação com moradores e "testagem em massa".
Twittar | Compartilhar |