Por: A Tribuna
23/03/2021
09:03

Sete das 15 cidades da região de Campinas (SP) encerraram a primeira semana da fase emergencial para enfrentamento da pandemia sem atingir, em nenhum dia, a meta de pelo menos 50% em isolamento social estipulada pelo Governo do Estado para reduzir a circulação do novo coronavírus. Entre as cidades está Amparo que no último domingo, 21 de março, atingiu um índice de 48% e também Itapira que registrou 47%.

A fase emergencial teve início em 15 de março e segue pelo menos até o dia 30. Ainda no domingo, Campinas (SP) registrou índice de 48%, e ficou abaixo da média do estado de 51%. Hortolândia (SP) teve o pior resultado na região, com 44%, enquanto o percentual mais elevado foi de 56% e contabilizado pelos municípios de Artur Nogueira (SP) e Mogi Mirim (SP).

O melhor resultado de Amparo em março aconteceu no dia 7 com um total de isolamento de 49%. O pior foi no dia 17 de março, com um total de 40%. Desde início da pandemia e as medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado em março do ano passado, o melhor índice de isolamento social registrado por Amparo foi no dia 10 de abril de 2020, com um total de 65%.

O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, através da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), para que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados. Ao todo são analisados dados de 100 município do Estado.

Segundo as prestadoras de serviços de telecomunicação, o índice de isolamento é baseado na localização obtida pelas antenas de celulares (Estações Rádio Base – ERBs), as quais “marcam” uma referência para o lugar onde o celular “dormiu” entre as 22h00 e 2h00. Durante o dia, um celular que tenha se afastado desta referência (que é variável mas, para dar uma ideia, chega a aproximadamente 200 metros na cidade de São Paulo), é considerado fora do isolamento. Todo este processamento é feito pela operadora.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Amparo diz que vê o resultado com preocupação e tem aplicado uma série de medidas para frear a Covid-19. A assessoria ressalta ainda que os indicadores são monitorados e que, caso ela não verifique melhora no quadro de internações em UTIs da cidade, não descarta hipótese de lockdown.

"Em janeiro, fomos o primeiro município a regredir à fase vermelha e estamos seguindo todas as determinações estaduais, inclusive com fiscalização intensa da Vigilância Sanitária e Polícia Municipal", diz texto ao destacar trabalhos de comunicação com moradores e "testagem em massa".


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan