Por: A Tribuna
11/07/2023
15:07

No mês de maio deste ano, a vereadora Alice Veríssimo (União) solicitou para a Prefeiturs de Amparo que estudasse a possibilidade de instalar placas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em praças públicas, preferencialmente as centrais, que contam com playgrounds infantis. Na ocasião, por meio da Indicação nº 317/2023, ela apontou que a ação poderia ter início no Festival de Inverno 2023, tamanha promoção que o evento oferece.

Na quinta-feira, 6 de julho, as placas foram inauguradas na Praça Pádua Salles, centro da cidade, onde também houve a reativação das Fontes das Águas Dançantes. "Agradeço ao prefeito Carlos Alberto, que entendeu que é uma ação muito importante para tornar os espaços públicos mais inclusivos, também com relação à comunicação", declarou a vereadora.

Alice se diz feliz em ver que a inclusão está ultrapassando os limites dos muros das escolas. "A Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) já é utilizada na rede municipal de Amparo desde 2008. Ter as placas de CAA em espaços públicos possibilita um primeiro contato da sociedade com essa forma de comunicação, ampliando o respeito às pessoas em situação de deficiência, que também têm o direito de ter uma voz, mesmo que de uma forma não convencional, utilizando símbolos ao invés da fala", alegra-se, acrescentando que os estudos sobre esta forma de comunicação estão se ampliando, assim como o uso estendido a autistas não verbais.

Alice explica que no mês de junho teve a oportunidade de reforçar o pedido. "Em reunião realizada no gabinete do prefeito, refiz o pedido pessoalmente, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Departamento de Direitos Humanos, e ainda do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, representado pelo seu presidente, Sergio Nardini", disse.

"Temos informação de que somente quatro cidades do Brasil possuem placas semelhantes. Em São Paulo/SP (Parque do Povo), Porto Alegre e Bagé/ RS e Caruaru/PE.  Amparo também foi pioneira na região em ter intérpretes de Libras em grandes shows, como tivemos no Carnaval e teremos no Festival de Inverno", finaliza a vereadora.

Novos pontos e diferenciais

A vereadora Alice informa que serão instaladas placas iguais nos distritos de Arcadas e Três Pontes, Jardim Público, Parque Chico Mendes (Morro do Cristo) e Parque Ecológico.

Na cidade de Amparo, o diferencial das placas é que elas possuem um QR Code que direciona à audiodescrição (para pessoas com cegueira ou baixa visão) e um QR Code da Instituição ComunicaTEA (que é parceira no projeto e elabora o conteúdo das pranchas de comunicação).

A Tecnologia Assistiva (TA) e a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como subárea da TA, visa oferecer caminhos para superação de barreiras de comunicação, é uma forma de acessibilidade. Como exemplo, se uma criança não consegue se expressar por meio da fala, ela utiliza alguma forma de CAA como apoio para a comunicação e para seus processos de aprendizagem e desenvolvimento.

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), o acesso à comunicação se torna fundamental para assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência (Artigo 4, CDPD - h). "Quem não fala, também tem muito a dizer", comenta Alice.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78