A Prefeitura de Amparo, através das secretarias de Saúde e Segurança Pública, está informando os proprietários de veículos abandonados sobre possíveis penalidades da lei e os transtornos que o carro pode trazer para a Saúde Pública.
De acordo com a Visa - Vigilância Sanitária do Município, esses veículos acabam acumulando lixo e água parada que são vetores de transmissão de doenças, incluindo a dengue, além de servirem de abrigo para roedores e animais peçonhentos.
A prática também representa um risco ao meio ambiente, porque podem acontecer vazamentos de fluidos e materiais tóxicos que acabam contaminando a água e solo. Uma outra situação e não menos preocupante é o risco à segurança pública, pois existem registros desses veículos abandonados servindo como esconderijo de objetos ilícitos, como drogas, armas, além de objetos furtados ou roubados e até mesmo abrigo para cometimento de crime.
Em dezembro do ano passado, Saúde e Segurança Pública, Trânsito e Transportes iniciaram uma ação a fim de identificar os veículos que configuram abandono, bem como seus respectivos proprietários. Foram identificados 93 veículos em situação de abandono (desmontado ou semi desmontado).
Após a primeira notificação realizada pelo departamento de Trânsito através de adesivagem, 60 proprietários já cumpriram e removeram os veículos, os demais que não cumpriram serão notificados oficialmente pela Visa Caso não haja a remoção, o proprietário é passível de aplicação de penalidade e medidas judiciais cabíveis.
Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 156, ou pelo aplicativo E-Ouve, para a Visa ou Departamento de Trânsito.
Twittar | Compartilhar |