Por: A Tribuna
28/06/2021
16:50

O trabalho ambiental desenvolvido na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Duas Cachoeiras, inserida dentro do Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo (SP), ganhou no mês de maio o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), com a chancela da Unesco – a Organização das Nações Unidas para Educação, ciência e cultura da ONU.

O título foi concedido durante a 29ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizada de forma virtual, no dia 26 de maio, durante as comemorações da Semana da Mata Atlântica 2021.

O que é um Posto Avançado

De acordo com o site da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), os postos avançados são verdadeiras “vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram, na prática, a implementação dos princípios do Programa MaB da Unesco, criado na década de 1970 pela Unesco, e que atribui a determinadas áreas do planeta, consideradas de relevante valor ambiental e humano, o título de Reserva da Biosfera.

Para que um local (áreas protegidas, centros de pesquisa, núcleos de educação ambiental e outros) seja reconhecido como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é necessário que ali se desenvolvam de forma permanente e exemplar pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico).

Ainda conforme a RBMA, o título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado “mediante processo bastante rigoroso”. “A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação em 1993” reforça a RBMA, no site.

Outros que receberam o mesmo título

Além da RPPN Duas Cachoeiras, de Amparo, a sede do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, em Ubatuba (SP), e a Estação Ambiental Mangue Pequeno/Fundação Brasil Cidadão, em Icapuí (CE), também receberam o mesmo título.

RBMA

Atualmente, a RBMA conta com 67 postos avançados em 13 Estados. A RPPN Duas Cachoeiras desenvolve, desde 1985, trabalhos de conservação e restauração ecológica, atividades de pesquisa de flora, fauna e valoração de serviços ambientais. No mesmo sítio está estabelecido, há cinco anos, o Jardim Botânico Araribá (JBA), que conta com vários projetos de restauração e conservação da flora da mata atlântica, especialmente a ameaçada de extinção.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78