Por: A Tribuna
17/03/2021
10:03

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Amparo está alertando sobre a qualidade d’água da Fonte Flamboyant, localizada no bairro que recebe o mesmo nome. O alerta sobre a qualidade d’água da fonte aconteceu na terça-feira, 16 de março, após uma análise mostrar que a água está imprópria para consumo, de acordo com um laudo assinado pela química Ana do Carmo Zanini. Segundo o SAAE, comunicados de alerta e faixas de interdição foram colocados no local para impedir a ingestão da substância.

De acordo com o superintendente do órgão, Sérgio Scabora, a análise utilizou os métodos da 20ª Edição do Standard Methods for the Examinations of Water and Wastewater. O estudo apontou que a água possui turbidez, coliformes totais e coliformes fecais. A contaminação da água por coliformes é provocada por fezes de animais de sangue quente.

Lembra Scabora, a fonte por estar numa área particular e não ser do município não pode ser interditada. A única alternativa é recomendar as pessoas para não consumir a água da fonte.

Segundo a autarquia, a Fonte Flamboyant é antiga e nunca foi adotada oficialmente pelas administrações anteriores. O setor de comunicação também salientou que as fontes administradas pelo órgão possuem área coberta, 3 a 4 torneiras em cada fonte, piso antiderrapante e bancos internos. As fonte pertencentes ao município tem as águas analisadas mensalmente pelo SAAE e quando apresentam algum problema são interditadas.

Segundo Scabora, o SAAE segue todas as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária em relação as fonte pertencentes ao município.  Ao todo, Amparo possui oito fontes de água potável conservadas pelo órgão. São elas: Coqueiros, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Amparo, Santa Luzia, Santa Rita, São Benedito, São Francisco e São Vicente de Paulo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura