Por: A Tribuna
16/01/2024
08:01

O psicólogo Francisco Henrique de Oliveira, o Tito, foi o convidado especial uma para audiência online por iniciativa do MEC Ministério da Educação e Cultura, em Brasília (DF) na última quarta-feira 10 janeiro. A reunião ao vivo ocorreu em atendimento a uma solicitação de Wilma de Nazaré Baía Coelho, que contou com o apoio e a participação de Geane dos Santos Sousa, ambas diretoras do MEC.

O premiadíssimo projeto amparense “Uma Mensagem Pra Você” e o “EducAções” do Rotary Club de Amparo ocuparam a pauta do encontro com diversas explanações e esclarecimentos por parte do psicólogo Tito.

Entende o autor dos projetos que a proposta visa atingir milhões de estudantes, crianças e adolescentes, em todo o país, no que toca a saúde emocional.  Esta ousadia tem como denúncias cenários de caos que são registrados nas salas de aulas com conflitos em diversas temáticas como: preconceito, violência, suicídios, racismo, analfabetismo funcional, consumo de drogas, bullying, dependência digital, entre outros problemas que assolam a saúde emocional dos jovens.

A origem deste contato ocorreu quando da abertura de consulta pública, feita pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, SECOM - Secretaria de Políticas Digitais, sobre o uso de telas por parte de crianças e adolescentes. Em outubro de 2023 arquivos e documentos sobre os projetos amparenses foram disponibilizados para análises dos responsáveis pela SECOM.

Segundo o criador dos projetos a simples criação pela SECOM de um Guia de Orientação para os Pais não é medida suficiente para confrontar as situações comportamentais que afetam a saúde emocional dos alunos. O “Uma Mensagem Pra Você” e o “EducAções” pode agregar valores importantes nesta ação.
O projeto “Uma Mensagem Pra Você” é de pleno conhecimento da população amparense, pois funciona há 14 anos no sistema drive thru, com a distribuição gratuita de mais de 5 milhões de mensagens impressas, no centro da cidade, ao lado do Supermercado Guarani.

EducAções

Já o “EducAções” foi formatado a partir de uma solicitação do presidente do Rotary Sr. Luiz Schierano gerando assim a metodologia comportamental denominada “Caçadores de Mensagens”.
Tito, na audiência, defendeu a proposta disponibilizando-a para o governo federal, sem qualquer custo ou contrapartida e com plena concessão de todos os direitos autorais. A iniciativa tem como característica um processo de revolução comportamental, no qual alunos, professores e pais serão os protagonistas na operacionalização do mesmo conforme preocupação do Rotary Club.

Como sensibilização e argumentos o psicólogo trouxe no debate reflexões comparativas com eventos como o BBB e o site Kondzilla especializado no Funk, ambos mobilizando milhões de contatos de pessoas e jovens, mas sem nenhum resultado digno de qualificação psicossocial.

O EducAções tem como paradigmas básicos o encadeamento planejado de ações como: leitura, interpretação, reflexões, analogias, ‘tradução’ das mensagens em novas linguagens, soluções criativas para os desafios mentais; são alguns componentes para o enfrentamento do citado caos conforme inúmeros estudos acusam.

Uma destas denúncias se encontra devidamente apresentada no livro “A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças” tendo como autor o pesquisador e escritor francês especializado em neurociência cognitiva Michel Desmurget.

Desmurget em certo momento do livro declara sobre o desafio de enfrentamento do caos:
“Uma mosca atacando um elefante”: estas são as palavras que teria proferido Sébastien Castellion para definir o combate que ele travou em Genebra, cerca de meio milênio atrás.

Já o psicólogo amparense amplia ainda mais ao dizer sobre esta luta diante dos cenários digitais: “Em nosso caso somos uma mosca diante de uma manada”. Estas colocações foram como o pano de fundo da audiência do MEC, sendo que no final a diretora do MEC Wilma de Nazaré Baía Coelho parabenizou o psicólogo amparense e declarando que ações seriam implementadas com estudos junto à sua equipe de assessoria. Ao encerrar a audiência, entre os agradecimentos, Tito se colocou com total disposição, tanto a nível pessoal como em nome do Rotary Club de Amparo.

Concluindo observa-se que este evento teve importante significado quanto a valorização e a criatividade relativas aos projetos amparenses em questão, estimando que breve possam ocorrer novos contatos entre as partes.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan