Pensando em fazer algo pelo meio ambiente, diante do consumo excessivo, quando as embalagens plásticas tomam conta do planeta, e aproveitando para estimular a consciência financeira nos alunos, a coordenadora pedagógica da Escola Raul de Oliveira Fagundes, professora Regina Prina Herrero em parceria com a empresa Inovare Embalagens, criou o projeto “troca do bem”.
Uma vez por semana, os alunos levam as embalagens plásticas separadas e limpas, a coordenadora do projeto pesa o material a ser reciclado e o aluno recebe uma quantia monetária na moeda “Raulzinho” (homenagem ao patrono da escola). A moeda “Raulzinho” foi criada exclusivamente para o projeto, através de um concurso de desenho entre os alunos; tem circulação interna e é aceita na lojinha “troca do bem”, localizada na própria escola, que funciona todas as terças-feiras, oferecendo para a troca em “Raulzinhos” brinquedos e, principalmente, materiais escolares. Os produtos que ficam à disposição dos alunos para a troca na lojinha são adquiridos através da venda de todo o material reciclado para a empresa parceira do projeto, que é responsável por retirar e monitorar a transformação do material reciclado em novas embalagens.
Não só as crianças estão envolvidas no projeto, como as famílias também aderiram. Depois de satisfazerem a curiosidade sobre a destinação do plástico, como será reciclado, como são adquiridos os produtos da lojinha e se a empresa parceira do projeto realmente ajuda o planeta, eles estão exercendo a educação financeira, aprendendo até a poupar: quando o dinheiro não é suficiente para adquirir o produto desejado, esperam conseguir mais, não gastando seus “Raulzinhos” em qualquer produto.
“Além da conscientização ambiental, o projeto também valoriza a educação financeira, demonstrando às crianças que é possível o consumo consciente e, claro, ajudando na aquisição do material escolar dos alunos”, diz nota divulgada pela escola.
Twittar | Compartilhar |