Por: A Tribuna
03/10/2022
10:10

Pensando em fazer algo pelo meio ambiente, diante do consumo excessivo, quando as embalagens plásticas tomam conta do planeta, e aproveitando para estimular a consciência financeira nos alunos, a coordenadora pedagógica da Escola Raul de Oliveira Fagundes, professora Regina Prina Herrero em parceria com a empresa Inovare Embalagens, criou o projeto “troca do bem”. 


Uma vez por semana, os alunos levam as embalagens plásticas separadas e limpas, a coordenadora do projeto pesa o material a ser reciclado e o aluno recebe uma quantia monetária na moeda “Raulzinho” (homenagem ao patrono da escola). A moeda “Raulzinho” foi criada exclusivamente para o projeto, através de um concurso de desenho entre os alunos; tem circulação interna e é aceita na lojinha “troca do bem”, localizada na própria escola, que funciona todas as terças-feiras, oferecendo para a troca em “Raulzinhos” brinquedos e, principalmente, materiais escolares. Os produtos que ficam à disposição dos alunos para a troca na lojinha são adquiridos através da venda de todo o material reciclado para a empresa parceira do projeto, que é responsável por retirar e monitorar a transformação do material reciclado em novas embalagens.


Não só as crianças estão envolvidas no projeto, como as famílias também aderiram. Depois de satisfazerem a curiosidade sobre a destinação do plástico, como será reciclado, como são adquiridos os produtos da lojinha e se a empresa parceira do projeto realmente ajuda o planeta, eles estão exercendo a educação financeira, aprendendo até a poupar: quando o dinheiro não é suficiente para adquirir o produto desejado, esperam conseguir mais, não gastando seus “Raulzinhos” em qualquer produto.


“Além da conscientização ambiental, o projeto também valoriza a educação financeira, demonstrando às crianças que é possível o consumo consciente e, claro, ajudando na aquisição do material escolar dos alunos”, diz nota divulgada pela escola. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78