Por: A Tribuna
04/05/2021
14:05

O Dia da Vitória, comemorado sempre no dia 8 de maio, data magna que marcou o final da Segunda Guerra Mundial na Europa com a derrota das forças Nazi-facista. Nesta data, sábado. o "Programa Resumo Geral" apresentado por Dú Colli , na Rádio Difusora de Amparo – 1580 AM  a partir das 10h vai abordar o tema. Na ocasião acontecerá uma homenagem a Força Expedicionária Brasileira (FEB). A informação foi passada pelo professor Nelson Machado Filho.  O programa também poderá ser visto pelo Facebock  e pelas ondas do rádio na Internet.

A data marca o fim da guerra na Europa e a vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista de Adolf Hitler e sobre a Itália fascista Benito Mussolini. A guerra contra o Japão terminaria somente em 2 de setembro do mesmo ano. O Brasil participou do confronto na Itália através da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

FEB na Itália

Exatamente sete meses e 19 dias foi quanto durou a campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. De 16 de setembro de 1944, quando um batalhão do 6.° Regimento de Infantaria iniciou a marcha que resultaria nas conquistas de Camaiore e Monte Prano, até 2 de maio de 1945, dia em que a ordem de cessar fogo foi expedida pelo comando do 4.° Corpo do V Exército Americano, ao qual a FEB era subordinada. Nesse período, os brasileiros se empenharam em várias batalhas.

A FEB lutou na Itália em duas frentes. A primeira foi na região do Rio Serchio, durante o outono de 1944, e a segunda no vale do Rio Reno, em plena cordilheira apenina. Aí, por mais de dois meses, os soldados brasileiros enfrentaram um rigoroso inverno e, sob o fogo constante do inimigo, alcançaram seus maiores feitos: as conquistas de Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, e de Montese, em 14 de abril, e o aprisionamento da 148.ª Divisão Alemã, de remanescentes de uma Divisão de Infantaria Italiana e de forças blindadas do Afrika Korps, em 28 de abril.

Amparo na Itália

Amparo contou com 42 pracinhas na Segunda Guerra Mundial. Entre eles, três eram tenentes (dois deles, coronéis da reserva quando faleceram), quatro sargentos, quatro cabos e 31 soldados. Entre os participantes de Amparo, dois faleceram na Itália: Attílio Piffer e Hilário Décimo Zanesco. O primeiro, Attílio Piffer, morreu na Itália em Cammeore no dia 21 de setembro de 1944. Ele foi morto em ação e foi agraciado com as Medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe (honrarias póstumas). Já Hilário Zanesco morreu também em ação no dia 29 de abril de 1945, em Collecchio, uma semana antes do término da Guerra. Ele foi agraciado com as Medalha de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 1ª Classe (honrarias póstumas).

Os integrantes da FEB de Amparo na Itália foram: Donald Cohen Marques (tenente), Lauro Sampaio Vianna (tenente), Waldemar Rangel Bomfim (tenente), José Victor Bazuchi (sargento), José Silvestre de Campos (sargento), João Augusto Tafner (sargento), Sílvio Scorcer (sargento), Américo Mendes do Amaral (cabo), José Colombarole (cabo), Orlando Mechi (cabo), Wilson Vita (cabo), Agostinho Zótino (soldado), Antônio Leite de Almeida (soldado), Alcides Bertante (soldado), Antonio Vido (soldado), Antonio Moreira (soldado), Aristides Forato (soldado), Bernardino Lopes (soldado), Caetano Vicentini (soldado), David Alssuffi (soldado), Ernesto Damato (soldado), Francisco Domingues (soldado), Francisco Luiz da Silveira Campos (soldado), Guido Piazza (soldado), Hernani Jacomasso (soldado), Hilário Furlan (soldado), João Baptista Cunha de Oliveira (soldado), José Inácio de Godoy (soldado), José Rodrigues dos Santos (soldado), José Siqueira Cezar (soldado), José Martins (soldado), José Trancolin (soldado), Jerson do Nascimento (soldado), Paulino Antônio Camargo (soldado), Paulo Cordeiro Fernandes (soldado), Paulo Alves Martins (soldado), Pedro Rapagna (soldado), Renato do Nascimento Falleiros (soldado), Sílvio Zanin (soldado) e Wilson dos Santos Andrade (soldado), além de Attílio Piffer (soldado) e Hilário Décimo Zanesco (soldado).


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78