Por: A Tribuna
23/06/2021
15:00

O Polo Astronômico de Amparo está realizando várias fotos do espaço utilizando técnicas especiais e seus telescópios. Uma das fotos feitas e que foi apresentada ao público ganhou destaque nas redes sociais na segunda-feira, 21 de junho. A foto, feita no último dia 3 de junho, trazia a imagem da galáxia espiral M83 feita com o telescópio de 14 polegadas do Polo Astronômico. Essa imagem foi obtida por meio da combinação de 16 fotos com 4 minutos de exposição cada. Invisível a olho nu.

A galáxia fotografa encontra-se a cerca de 15 milhões de anos-luz (cada ano-luz equivale a 9,4 trilhões de quilômetros ). Ela tem quase 60 mil anos-luz de diâmetro e possui em seu interior dezenas de bilhões de estrelas e planetas. Estima-se atualmente, que no Universo observável da Terra, existem cerca de 2 trilhões de galáxias.

Segundo Carlos Mariano, astrônomo do Polo Astronômico de Amparo, principal objetivo é contar com imagens do espaço para divulgação do próprio Polo. “Não dá para falar sobre astronomia sem mostrar imagens e explicar o que são esse objetos”,  disse. Ele lembra que não é fácil fazer essa imagens e a técnica utilizada é chamada de empilhamento, quando é utilizado o telescópio e são tiradas várias fotos com exposição longas.

Essa não foi a primeira vez que foi utilizada esta técnica para realizar fotos no local. Os astrônomo apresentou outras imagens realizadas, entre elas, da Nebulosa Trifida, do aglomerado de estrelas Omega Centauri e Nebulosa M27.

Reabertura

A partir de hoje, sexta-feira, 25 de junho, o Polo Astronômico de Amparo volta a funcionar, porém respeitando as regras sanitárias apresentadas pelas autoridades de saúde. A lotação máxima será de 60 pessoas. Hoje, o destaque é céu do inverno e aglomerados de estrelas e nebulosas. No planetário o tema será o “Sistema Solar”. O horário de funcionamento será das 19h às 21h hoje, e no sábado das 18h às 20h.

O Polo Astronômico de Amparo está localizado na saída para o bairro do Sertãozinho, na altura do Km 29 da Rodovia SP-95 (trecho Amparo-Bragança Paulista). Mais informações pelos telefones: (19) (19)99295-9586.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78