Por: Jornal A Tribuna
10/01/2023
09:01

O prefeito municipal da Estância de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB) apresentou nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, um relatório elaborado no fim de semana por equipes técnicas do governo municipal sobre os impactos das chuvas em comunidades do interior. No sábado, dia 7, 18 pontes e estradas foram visitadas e dessas, três foram completamente destruídas, isolando as comunidades. Para a reunião, expectativa é de que sejam disponibilizados pelo governador recursos que auxiliem na reconstrução desses espaços.

O relatório foi elaborado por um grupo intersetorial composto pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes; diretor de Defesa Civil; secretário de Manutenção e Serviços Públicos; e secretário de Desenvolvimento Urbano.

O documento parcial, de 21 páginas, conta com fotos e o diagnóstico de 18 localidades, incluindo pontes, fazendas e estradas, que foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Desses localidades, três ficaram isoladas devido à destruição total das pontes de acesso. Na região de Areia Branca, localizada na divisa com o município de Pedreira, a quebra da ponte deixou duas famílias isoladas. A região não possui ampla cobertura telefônica,  o que piora a situação dessas famílias, que ficam sem contato com demais pessoas, inclusive para solicitação de auxílio.

Outra ponte que foi danificada foi a localizada sobre o Córrego do Fundo. O local dá acesso a três granjas e a mais de 40 famílias que vivem na região. A rota alternativa mais próxima fica a mais de 10 quilômetros do local.

O terceiro local isolado devido aos estragos causados pelas fortes chuvas foi a Estrada do Jaburu. Dois blocos de terra deslizaram e devido ao local dar acesso de trabalhadores ao novo loteamento, uma ponte de bambu foi improvisada, sem dar garantia de segurança a quem passa pelo local.

As demais regiões tiveram outros danos, mas não comprometeram a totalidade do tráfego.

O objetivo da apresentação do relatório completo ao governador do Estado de São Paulo e solicitar recursos para recuperação dos locais.

Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes citou ainda que medidas emergenciais foram tomadas para garantir a segurança das regiões e a integridade das pessoas que vivem nessas áreas.

“Estamos monitorando desde o início do período de chuvas essas localidades para evitar que desastres de grande proporção aconteçam. Com esse trabalho intersetorial damos mais segurança às famílias que vivem nessas regiões e colocamos elas no foco das nossas ações programáticas. Esperamos que o Governo do Estado de São Paulo nos auxilie nesse momento, sobretudo diante das áreas que foram isoladas”, destacou o secretário. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78