O Educandário Nossa Senhora do Amparo comemorou, no último dia 7 de setembro, 72 anos de fundação. A Instituição vem prestando um trabalho digno de reconhecimento, por parte da coletividade amparense, desde 1949, com a missão de assistir pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social. Iniciou suas atividades tendo como diretor o ferroviário aposentado Antonio Fagundes, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e vicentino dos mais operantes, e como mentor principal o sempre lembrado Monsenhor João Baptista Lisboa, com a participação ativa de toda a população. De 1955 a 1963, a entidade ficou sob a direção dos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras. A partir de 1964, passou a ser administrado e dirigido pela Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, fundada pelo Beato Luís Orione.
Na sua origem, teve como público-alvo crianças que eram destituídas de suas famílias e também órfãs, na sua maioria vindas de outras cidades. No ano de 2002, o sistema de atendimento passou por uma nova formulação, atendendo crianças e adolescentes dos bairros ao entorno do Educandário, sendo o principal foco a comunidade.
Atualmente, o Educandário atende aproximadamente 190 crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, no horário contrário ao escolar, abrangendo os bairros Jardim São Dimas, Jardim Modelo, Parque Modelo, Santa Maria do Amparo, Chácara São João, Silvestre I, II, III e IV, Vale Verde e Jardim Silmara, em sua política de assistência social, organizando, a partir de percursos e conquistas, aquisições progressivas com seus usuários, observando o ciclo de vida, respeitando sua cultura e singularidade, gerando, por conseguinte, acolhida de reconhecimento à dignidade humana.
O principal serviço de atendimento do Educandário Nossa Senhora do Amparo é o de Proteção Social Básica e Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, serviço esse executado através de seus Programas, Projetos e Serviços, focando o desenvolvimento das atividades num processo de emancipação, autonomia e sociabilidade de seus usuários.
As atividades desenvolvidas por profissionais são educativas, culturais e esportivas. Para que o Projeto tenha sucesso e o Educandário continue seu atendimento, a instituição conta com a presença vigorosa e construtiva e o serviço das Religiosas PIMC – Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, no seguimento dos ensinamentos de Dom Luís Orione. Essa importante obra social conta, ainda, com o apoio de seus associados colaboradores e de pessoas voluntárias que prestam serviços relevantes à comunidade.
Twittar | Compartilhar |