Por: A Tribuna
14/09/2021
10:09

O Educandário Nossa Senhora do Amparo comemorou, no último dia 7 de setembro, 72 anos de fundação. A Instituição vem prestando um trabalho digno de reconhecimento, por parte da coletividade amparense, desde 1949, com a missão de assistir pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social. Iniciou suas atividades tendo como diretor o ferroviário aposentado Antonio Fagundes, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e vicentino dos mais operantes, e como mentor principal o sempre lembrado Monsenhor João Baptista Lisboa, com a participação ativa de toda a população. De 1955 a 1963, a entidade ficou sob a direção dos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras. A partir de 1964, passou a ser administrado e dirigido pela Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, fundada pelo Beato Luís Orione.

Na sua origem, teve como público-alvo crianças que eram destituídas de suas famílias e também órfãs, na sua maioria vindas de outras cidades. No ano de 2002, o sistema de atendimento passou por uma nova formulação, atendendo crianças e adolescentes dos bairros ao entorno do Educandário, sendo o principal foco a comunidade.

Atualmente, o Educandário atende aproximadamente 190 crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, no horário contrário ao escolar, abrangendo os bairros Jardim São Dimas, Jardim Modelo, Parque Modelo, Santa Maria do Amparo, Chácara São João, Silvestre I, II, III e IV, Vale Verde e Jardim Silmara, em sua política de assistência social, organizando, a partir de percursos e conquistas, aquisições progressivas com seus usuários, observando o ciclo de vida, respeitando sua cultura e singularidade, gerando, por conseguinte, acolhida de reconhecimento à dignidade humana.

O principal serviço de atendimento do Educandário Nossa Senhora do Amparo é o de Proteção Social Básica e Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, serviço esse executado através de seus Programas, Projetos e Serviços, focando o desenvolvimento das atividades num processo de emancipação, autonomia e sociabilidade de seus usuários.

As atividades desenvolvidas por  profissionais são educativas, culturais e esportivas. Para que o Projeto tenha sucesso e o Educandário continue seu atendimento, a instituição conta com a presença vigorosa e construtiva e o serviço das Religiosas PIMC – Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, no seguimento dos ensinamentos de Dom Luís Orione. Essa importante obra social conta, ainda, com o apoio de seus associados colaboradores e de pessoas voluntárias que prestam serviços relevantes à comunidade.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot