Por: A Tribuna
04/01/2021
14:44

Os motoristas e proprietários de veículos de Amparo já podem receber notificações de infrações de trânsito por aplicativo e pagar multas com 40% de desconto. A Prefeitura de Amparo acaba de aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, que garante ainda mais eficiência no processo de gestão de trânsito para oferecer mais comodidade e economia aos condutores. O município, que emite cerca de 1,5 mil notificações de autuação por mês, é o terceiro do Estado de São Paulo a aderir ao sistema após São José dos Campos e Itararé.

Para pagar a multa com 40% de desconto, o proprietário do veículo precisa ter a Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne a CNH e o CRLV digitais, disponível na App Store e no Google Play. Além disso, é preciso aderir ao SNE e reconhecer o cometimento da infração, abrindo mão de apresentar defesa e interposição de recurso contra a notificação de autuação e penalidade, respectivamente, e efetuar o pagamento antes do vencimento. Quem decidir recorrer, mas ainda assim tiver que pagar a multa, receberá o desconto dos tradicionais 20% se fizer a quitação dentro do prazo.

Desconto de multas em vias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também já aderiram ao SNE. Com a adesão desses órgãos, responsáveis pela fiscalização de trânsito em rodovias federais, qualquer motorista que cometer infrações nessas vias poderá pagar as multas com desconto de 40% se no momento tiver o aplicativo instalado.

Ao todo, já são 16 órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal aderidos ao SNE, e mais de 500 prefeituras habilitadas para envio de notificação eletrônica. Isso significa que os motoristas autuados por esses órgãos podem pagar multas de trânsito com até 40% de desconto. A lista completa dos órgãos que já aderiram ao SNE pode ser consultada aqui.

 

Passo a passo para pagar multas com desconto

- Depois de baixar o aplicativo da CDT, basta fazer o cadastramento. O usuário deve criar login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços públicos online disponíveis. Se o usuário já for cadastrado no portal do governo, basta usar o mesmo login e senha.

- Após a ativação, será exibida ao usuário a opção "Aderir ao SNE" quando clicar em “Infrações” e selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”.

- Na sequência, é possível selecionar a infração. Serão apresentadas ao usuário as opções “Solicitar boleto sem desconto”, “Desconto 20%” e “Desconto 40%”. A disponibilização do boleto é realizada em tempo real.

- O sistema gera um código de barras, que permite a finalização do pagamento via aplicativo do banco.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura