Marcelo Henrique
Hoje, sexta-feira, dia 12 de agosto, o Lar dos Velhos de Amparo completa 117 anos de existência e, sobretudo, de acolhimento e de guarida aos idosos, prestando, com muito amor e carinho, um inestimável e humaníssimo serviço à coletividade amparense.
Antigamente denominado Asilo de Mendigos, foi fundado em 12 de agosto de 1905. É uma entidade sem fins lucrativos, destinada a dar abrigo a idosos.
A Diretoria que presidiu sua fundação e construção foi constituída de Herculano de Araújo Cintra, presidente; dr. Coriolano Barreto de Burgos, vice-presidente; Francisco Luís da Silva, primeiro-secretário; Costabile Augusto Niglio, segundo-secretário; major Felício Granato, tesoureiro; coronel João Belarmino Ferreira de Camargo, provedor; José Luís Gonçalves, procurador; Leopoldo Cunha, dr. Remígio Gomes Guimarães e Manuel de Matos Azevedo, do Conselho Fiscal; José de Sousa Carvalho e José Ricardo de Aguiar, diretores técnicos; e Felippo Magnolli, executor das obras de construção do prédio. O prédio-sede foi inaugurado em 1910.
Sua atual Diretoria é assim constituída: presidente: José Roberto Armelin; vice-presidente: José Eduardo Brunetto; primeira-secretária: Marly Higina Scalvi; segundo-secretário: Cássio Murilo Rossi; primeiro-tesoureiro: Marcos Eduardo de Siqueira Lopes; segundo-tesoureiro: Rodrigo Cunha Barbosa; provedor: Carlos Affonso Bernardini. Conselho Fiscal: Gerson Luciano Frizzo, José Luiz Daolio e Sandro Azevedo Barbosa. Suplentes: Antonio de Pádua Neves e Egeu Fernando de Oliveira Santos.
Atualmente, a entidade conta com cerca de 70 internos, dos quais cerca de 40 são cadeirantes. O Lar dos Velhos conta com 65 funcionários e um pequeno grupo de voluntários (de seis a dez).
Cerca de 200 fraldas são utilizadas por dia e, também diariamente, são lavados 130 quilos de roupa.
São servidas, diariamente, cerca de 130 refeições – cinco refeições por dia para cada interno e almoço e janta para os funcionários.
O presidente da instituição, sr. José Roberto Armelin, agradece, sensibilizado, pela colaboração que a entidade recebe por parte da comunidade amparense, reiterando a necessidade de que aqueles que puderem continuem doando e colaborando, dentro de suas possibilidades, para que a missão do Lar dos Velhos de Amparo continue sendo cumprida a contento.
Twittar | Compartilhar |