Por: A Tribuna
08/06/2021
14:50

No mês comemorativo e de conscientização sobre o meio ambiente, o Jardim Botânico Araribá, que fica dentro do Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo, lançou o Concurso Artístico – Arte e Natureza, destinado para alunos das escolas dos bairros rurais de Amparo. A proposta do concurso é sensibilizar, estimular a observação e a percepção ambiental, através de atividades de reflexão, identificação e ação sobre a perda e a recuperação da biodiversidade local. O projeto ainda tem como objetivo a participação da comunidade nos projetos de restauração ecológica desenvolvidos aqui na região. Este é um projeto que acontece presencialmente todos os anos, mas que em 2021, em função da pandemia, não terá a participação presencial dos alunos durante os plantios e sim em uma atividade on-line.

Regulamento

Com o intuito de atender todos os alunos das escolas rurais de Amparo, e seus familiares, as atividades foram divididas em três faixas etárias. Alunos do ensino fundamental ciclo I, de 6 a 10 ano; do ensino fundamental ciclo II, de 11 a 14 anos; e alunos do ensino médio, de 15 a 18 anos.

Participaram das atividades os 543 alunos da Escola E. E. Francisco da Silveira Franco, do distrito de Arcadas; 84 alunos da Escola E. E. Paulo Turolla, e 277 alunos da Escola E. E. Giselda Turollado, ambas do bairro dos Rosas; e 220 alunos da Escola E. E. Professor Ariosto Ribeiro Persiana, do bairro do Pantaleão. Somando aos familiares, o projeto tem uma expectativa de atender quase 4.500 pessoas.

Os trabalhos foram divididos em categorias como: Prosa, Poesia, Pintura/desenho, Fotografia e Vídeo e devem ser entregues até o dia 13 de agosto, pelo e-mail escolas@sitioduascachoeiras.org.br.

Os três melhores colocados de cada categoria serão premiados, além de receber um certificado de participação.

Cronograma de atividades.

O projeto prevê uma série de atividades que seguirão até o mês de outubro, quando serão apresentados os finalistas, além da realização de uma exposição geral dos trabalhos artísticos em todos os canais oficiais das escolas participantes, que acontecerá no dia 20 de outubro.

No dia 8 de junho aconteceu uma apresentação e uma aula inaugural ao vivo (on-line), para alunos integrantes dos grêmios estudantis e representantes de classes das quatro escolas, além dos gestores e coordenadores das escolas. O evento será gravado e disponibilizado para os outros alunos das escolas.

No dia 4 de outubro será divulgado os resultados da avaliação e premiação dos trabalhos de cada escola e no dia 10 de outubro será realizada a abertura da exposição de todos os trabalhos e premiação dos finalistas.

O Sítio Duas Cachoeiras disponibilizou em seu site www.sitioduascachoeiras.org.br o regulamento completo do concurso.

Jardim Botânico Araribá

O Jardim Botânico Araribá vem realizando um trabalho de restauração ecológica da região, além de atividades que proporcionam conhecimento e conscientização sobre o problema da perda da biodiversidade e a sua importância para a sobrevivência e a continuidade da vida humana no planeta, e estimular a criação e ações para o envolvimento da comunidade local neste objetivo de restauração da biodiversidade e da produção de água.

O principal objetivo do projeto de restauração é expandir a restauração a longo prazo do ecossistema natural nas áreas circundantes, a fim de trazer de volta a biodiversidade nativa do bioma, reintroduzindo mudas de árvores nativas de espécies ameaçadas de extinção. Este projeto tem parceria como Botanic Gardens Conservation International (BGCI) da Inglaterra e financiamento da Fundação Franklinia, da Suíça.

height=340
Alunos voluntários plantando mudas de árvores nativas de espécies ameaçadas de extinção/Foto: Divulgação

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78