Por: A Tribuna
27/04/2022
11:04

A inauguração da Ladeira das Artes, resultado do projeto de revitalização das escadarias João Aredes de Carvalho, localizada no centro de Amparo, acontecerá no dia 5 de maio, quinta-feira, e contará com apresentações do Coral João Belarmino, da Academia de Dança “Ponto de Dança”, dos musicistas Mário Moraes e Joel Adriano, e Edson Pompeu, abrilhantando ainda mais esse momento.

Com patrocínio da Rousselot e produção da Renovarte, em parceria com a Mogiana Produções, a Ladeira das Artes é ornamentada com azulejos de cerâmica feitos com exclusividade por artistas locais participantes das oficinas do projeto Arte da Terra [oficina de cerâmica], patrocinado e produzido pelas mesmas empresas.

Rosana Souza, ceramista responsável pela curadoria das peças de azulejo ao lado de seu parceiro Adilson Simim, conta que a revitalização da Escadaria João Aredes de Carvalho era necessária para os moradores de Amparo, e indaga “Por que não fazer desta passagem uma exposição de arte a céu aberto?”. Sobre a experiência de coordenar os ceramistas neste novo projeto, Rosana acrescenta que “Eu e Simim nos sentimos realizados em ver que o projeto Arte da Terra lançou novos profissionais incríveis, comprometidos e criativos. Acompanhar o processo artístico de todos os azulejos foi maravilhoso, e saber que estes ficarão expostos por um longo tempo é simplesmente fantástico. Com certeza, [eu e Simim] acreditamos que este será um dos lugares mais frequentados por turistas em Amparo.”

Além disso, os grafites presentes no muro direito das escadarias homenageiam os belíssimos edifícios já demolidos da cidade, antes localizados em seu eixo central – como o Teatro João Caetano e o antigo Palacete de José Feliciano de Camargo – além de artistas que nasceram ou viveram neste mesmo local – como o próprio João Aredes de Carvalho, professor e escritor que dá nome a própria escadaria, e Cleo de Verberena, a primeira mulher cineasta a escrever e dirigir um filme de longa metragem no Brasil.

Estão inseridos também no muro esquerdo grafites que representam, de forma mais abstrata, elementos da paisagem da cidade e também o carnaval amparense, através de caricaturas e personagens do bloco Bróco-lhes, importante grupo carnavalesco do Largo da Santa Cruz.

Sobre o impulso que o levou a idealizar o projeto, Reginaldo Leme, responsável por sua concepção e direção artística, afirma que “As premissas que me conduziram ao projeto de intervenções artísticas na Ladeira João Aredes de Carvalho são sobre o resgate desse espaço público, como um novo local para manifestações culturais e de lazer, além de criar um novo ponto turístico na cidade. Seu conceito é transformar as escadarias num espaço de cultura e aprendizado, oferecendo uma perene exposição de artes visuais com temas sobre a história de Amparo.”

Com supervisão técnica pela arquiteta Cibele Matheus, curadoria de cerâmica por Adilson Simim e Rosana Souza, e de grafite por Leonardo Dogh, a transformação do local em ponto turístico proporcionará um novo espaço de lazer para a comunidade, além de homenagear e eternizar importantes figuras para a cidade de Amparo.

A iniciativa é viabilizada por meio da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, pela Lei de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio da empresa Rousselot, líder global na produção de gelatinas e peptídeos de colágeno hidrolizado Peptan®.

A produção do projeto é da Renovarte Produtora Cultural, que promove, por meio da cultura e da arte, projetos de transformação social e sustentável para formar pessoas por meio da valorização do ser humano, da criatividade, do desenvolvimento e da comunicação, em parceria com a Mogiana Produções, que tem como missão valorizar pessoas engajadas em boas ideias, interagindo artistas, empresas, residentes e visitantes, na promoção da cultura e do turismo na cidade de Amparo e região.

 

Serviço

Ladeira das Artes

Cidade: Amparo (SP)

Data da inauguração: 05/05

Horário: 19h

Programação:

- Apresentação de música instrumental com Edson Pompeu

- Apresentação do “Coral João Belarmino” (Regência: Daniela Lino | Violão: Raul Sarti)

- Apresentação da “Academia de Dança - Ponto da Dança”

- Apresentação de música com Mário Moraes e Joel Adriano

Patrocínio: Rousselot Gelatinas e Colágenos Peptan®

Produção: Renovarte Produtora Cultural e Mogiana Produções


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78