O Hospital de Campanha (HC) montado pela Prefeitura Municipal de Amparo, ao lado da Beneficência Portuguesa de Amparo (BPA), que teve sua abertura oficial na última sexta-feira, 9 de abril, recebeu o primeiro paciente na segunda-feira, dia 12.
A estrutura temporária do HC foi montada em apenas 10 dias, e conta com 16 leitos de enfermaria e quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19.
Equipe de profissionais
O Hospital de Campanha conta com os serviços de infectologia da Dra Tânia Lossavaro, do responsável técnico da UTI, Dr. André Fontana e do coordenador dos plantões médicos, Dr. Caio Ruiz. Além de médico presencial, fisioterapia e serviço de higiene 24 horas, o hospital conta com uma equipe de 47 profissionais entre: enfermeiros, técnicos, higiene, recepcionista, assistente de farmácia, lavadeiras, copeira e cozinheira.
De acordo com a diretoria da BPA, responsável pela estrutura e equipe médica, o HC tem disponível todos os itens necessários para o funcionamento de um hospital: respiradores, cardioversor, eletrocardiograma, carrinho de emergência. “A equipe foi treinada e está preparada para receber os pacientes. Todos os testes para a redução de falhas foram feitos nos equipamentos e fluxos”, afirmou Patricia Lenci, administradora da BPA.
O ambiente do HC de é todo climatizado e também possui sala de descanso para os funcionários e uma área de convívio para os pacientes com um sofá confortável e TV. A estrutura também conta com expurgo, farmácia, depósito de materiais de limpeza, almoxarifado, vestiário e rouparia.
Patricia Lenci explica que a gestão de toda a parte operacional será feita pela BPA, desde o preparo das refeições para os pacientes e funcionários, até a lavagem de toda a rouparia. “O HC será um hospital independente, mas a BPA dará todo o suporte necessário para o seu funcionamento”, disse a administradora, que completou afirmando que “a equipe da BPA cuidou de todos os detalhes com muito carinho e profissionalismo. Não medimos esforços para entregar o HC no prazo definido e também para reestruturar nossos serviços com o intuito de atender a essa nova demanda”, finalizou Patrícia Lenci, administradora da BPA.
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