No último domingo, 15 de agosto, o Grupamento de Atiradores Reservistas de Amparo (GARAM) comemorou o Dia do Atirador Amparense, cuja data foi aprovada pela Câmara Municipal de Amparo através de Decreto Legislativo apresentado pela vereadora Catarina dos Santos Brioso, a Tia Catarina, e aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob em 26 de fevereiro de 2019. A data faz parte do Calendário de eventos do município.
A solenidade teve por finalidade comemorar o “Dia do Atirador Amparense” e homenagear o dia consagrado ao retorno dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – Seção de Amparo - do teatro de operações da 2ª Guerra Mundial. Os soldados brasileiro lutaram na Itália.
Estiveram presentes no local da solenidade o Major PM – Paulo Sérgio de Barros – Secretário Municipal de Segurança Pública – representando o prefeito municipal, Carlos Alberto Martins, diretor do Tiro de Guerra 02-001 de Amparo.
Também estiveram presentes o 1º Sargento Guedes - Chefe de Instrução do TG 02–001 e um grupamento de atiradores matriculados neste ano de 2021, familiares de atiradores e convidados e o Grupamento dos Atiradores Reservistas do Município de Amparo, sob o comando do CB- R 2 Márcio da Silveira Botelho Júnior.
Os atiradores reservistas, o Tiro de Guerra, autoridades e público presente cantaram o Hino Nacional defronte ao Monumento aos Heróis da Segunda Guerra na Praça Pádua Salles. Em seguida o professor Nelson Machado Filho dentro da Leitura da Ordem do Dia: fez todo um histórico sobre o significado da solenidade. Logo após foi executada a Canção do Exército.
Em seguida o Major PM Paulo Sérgio de Barros, Secretário Municipal de Segurança Pública, fez uso da palavra onde ele prestou os seus agradecimentos e saudou todo o público presente.
Após o encerramento da solenidade na Praça Pádua Salles, o 1º Sargento Edvaldo Guedes e o Garam se dirigiram para a residência da professora Nair Matiolli Müller Carioba, a madrinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no setor de Amparo, onde prestaram a ela uma homenagem por questão da data significativa para o município.
15 de agosto
Em 15 de agosto de 1945, por ocasião da chegada dos pracinhas brasileiros que retornavam da Europa, os combatentes de Amparo foram recepcionados pelas autoridades e por um grande número de munícipes. A D. Nair Matiolli Muller Carioba naquela época, uma jovem estudante do Curso Normal do Colégio Nossa Senhora do Amparo foi á responsável por proferir um discurso receptivo aos soldados amparenses que lutaram no Teatro de Operações de Guerra na Itália.
Em reconhecimento os pracinhas adotaram a D. Nair como a Madrinha da Força Expedicionária no setor de Amparo, pois a nível nacional a madrinha era a Senhora, Marvione Ferraz Falcão, esposa do General Falcão Filho. A D. Nair sempre teve um carinho muito grande pelos pracinhas da FEB e para com o nosso TG 02-001. Portanto o Garam a homenageou neste dia, por seu valor cívico, patriotismo e amor a Pátria – Brasil.
Twittar | Compartilhar |