Por: A Tribuna
17/08/2021
10:08

No último domingo, 15 de agosto, o Grupamento de Atiradores Reservistas de Amparo (GARAM) comemorou o Dia do Atirador Amparense, cuja data foi aprovada pela Câmara Municipal de Amparo através de Decreto Legislativo apresentado pela vereadora Catarina dos Santos Brioso, a Tia Catarina, e aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob em 26 de fevereiro de 2019. A data faz parte do Calendário de eventos do município.

A solenidade teve por finalidade comemorar o “Dia do Atirador Amparense” e homenagear o dia consagrado ao retorno dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – Seção de Amparo - do teatro de operações da 2ª Guerra Mundial. Os soldados brasileiro lutaram na Itália.

Estiveram presentes no local da solenidade o Major PM – Paulo Sérgio de Barros – Secretário Municipal de Segurança Pública – representando o prefeito municipal, Carlos Alberto Martins, diretor do Tiro de Guerra 02-001 de Amparo.

Também estiveram presentes o 1º Sargento Guedes - Chefe de Instrução do TG 02–001 e um grupamento de atiradores matriculados neste ano de 2021, familiares de atiradores e convidados e o Grupamento dos Atiradores Reservistas do Município de Amparo, sob o comando do CB- R 2 Márcio da Silveira Botelho Júnior.

Os atiradores reservistas, o Tiro de Guerra, autoridades e público presente cantaram o Hino Nacional defronte ao Monumento aos Heróis da Segunda Guerra na Praça Pádua Salles. Em seguida o professor Nelson Machado Filho dentro da Leitura da Ordem do Dia: fez todo um histórico sobre o significado da solenidade. Logo após foi executada a Canção do Exército.

Em seguida o Major PM Paulo Sérgio de Barros, Secretário Municipal de Segurança Pública, fez uso da palavra onde ele prestou os seus agradecimentos e saudou todo o público presente.

Após o encerramento da solenidade na Praça Pádua Salles, o 1º Sargento Edvaldo Guedes e o Garam se dirigiram para a residência da professora Nair Matiolli Müller Carioba, a madrinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no setor de Amparo, onde prestaram a ela uma homenagem por questão da data significativa para o município.

15 de agosto

Em 15 de agosto de 1945, por ocasião da chegada dos pracinhas brasileiros que retornavam da Europa, os combatentes de Amparo foram recepcionados pelas autoridades e por um grande número de munícipes. A D. Nair Matiolli Muller Carioba naquela época, uma jovem estudante do Curso Normal do Colégio Nossa Senhora do Amparo foi á responsável por proferir um discurso receptivo aos soldados amparenses que lutaram no Teatro de Operações de Guerra na Itália.

Em reconhecimento os pracinhas adotaram a D. Nair como a Madrinha da Força Expedicionária no setor de Amparo, pois a nível nacional a madrinha era a Senhora, Marvione Ferraz Falcão, esposa do General Falcão Filho. A D. Nair sempre teve um carinho muito grande pelos pracinhas da FEB e para com o nosso TG 02-001.  Portanto o Garam a homenageou neste dia, por seu valor cívico, patriotismo e amor a Pátria – Brasil.

A professora Nair Matiolli Müller Carioba, a madrinha FEB em Amparo também foi homenageada

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot