Por: A Tribuna
10/11/2021
15:30

Depois de abrir as portas do mundo ao queijo brasileiro em 2016, ao conquistar pela primeira vez uma medalha de ouro no concurso World Chesse Awards, a Fazenda Atalaia voltou, cinco anos depois, a participar do concurso internacional, reconhecido como um dos mais importantes do mundo, e voltou para casa duas medalhas.

Na 33ª edição do concurso World Chesse Awards, realizada na cidade de Oviedo, na Espanha, a Fazenda Atalaia conquistou duas medalhas de bronze, com os queijos Tulha e Caprinus, mostrando mais uma vez o potencial e a qualidade da produção artesanal do queijo brasileiro. O queijo Tulha, que ganhou a medalha de ouro em 2016, é um queijo de leite de vaca, maturado por cerca de 12 meses, enquanto o queijo Caprinus, é um queijo de leite de cabra, maturado por cerca de 9 meses.

height=333
Queijo Tulha, da Fazenda Atalaia
medalha de bronze no 33º World Cheese Awards/Foto: Divulgação
height=500
Queijo Caprinus, da Fazenda Atalaia
medalha de bronze no 33º World Cheese Awards/Foto: Divulgação

Para Rosana Rezende e Paulo Filho, que representaram a Fazenda Atalaia no concurso, a representatividade do Brasil está crescendo muito nesses concursos. “Participamos uma vez e ganhamos. Agora voltamos e ganhamos mais medalhas, isso mostra que temos abertura para participar e ter bons resultados nestes concursos”, disse Paulo Filho, que ainda estava na Espanha quando conversou com a reportagem do Jornal A Tribuna.

Competição importante

O grande campeão desta edição foi o queijo de cabra Olavidia, da marca espanhola Quesos y Besos, considerado o melhor entre mais de quatro mil queijos avaliados. “Para se ter uma ideia da grandeza deste concurso, considerado o mais importante do mundo, participaram mais de 40 países. Praticamente todos da Europa e mais queijos da América do Sul, dos EUA e até do Japão”, disse Paulo Filho.

O Brasil apresentou cerca de 40 exemplares e conquistou 14 medalhas, entre ouro, prata e bronze. As medalhas de outo foram para o queijo catarinense Vale do Texto, produzido pela Pomerode, e o mineiro Serra das Antas, tipo Reblochon.

Problemas na exportação

O Brasil, assim como alguns outros países, enfrentou problemas para entrar com seus queijos na Espanha e teve prejuízo em sua participação geral. A falta de acordos de exportação de produtos lácteos entre o Brasil e União Europeia acabou fazendo com que diversos queijos brasileiros não pudessem sem enviados e outros acabaram chegando atrasados e ficaram sem todas as avaliações. De acordo com Paulo Rezende, existiu um acordo entre os organizadores do concurso e todos os produtores, mas faltou acertar alguns detalhes com a aduana na Espanha. “Nós estávamos com tudo de acordo, e por isso gostaríamos de agradecer a Prefeitura Municipal de Amparo pelo constante apoio e agilidade na elaboração dos protocolos, documentos e também ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de Amparo, e a toda sociedade amparense, que desde o início continua nos apoiando na trajetória de difusão de queijos artesanais autorais”, disse Paulo Rezende.

Fazenda Atalaia

“A primeira medalha que conquistamos foi totalmente inesperada e foi uma abertura de portas para o queijo brasileiro, além de ter nos transformado em referência até hoje”, disse Paulo Rezende. Já Meiri Cardoso, responsável pelo Departamento de Comunicação, Cultura e Arte da Fazenda Atalaia, “o prêmio fez com que a Fazenda passasse a ser muito mais visitada e tivemos que nos organizar para atender toda essa nova demanda”. Além da principal atividade econômica da propriedade, que é a produção de derivados de leite e outros produtos artesanais, com mais de 30 produtos no catálogo, hoje a Fazenda Atalaia oferece uma loja de produtos, um café da manhã, almoço e uma visita histórica guiada que contextualiza a propriedade desde a expansão da cultura do café, após a década de 1850, até os dias de hoje. Todas as atividades e como participar podem ser encontradas no site www.fazendaatalaiaamparo.com.br.

height=465
O queijo Tulha, da Fazenda Atalaia, ajudando a divulgar a cidade de Amparo para o mundo/Foto: Divulgação

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan