Por: Marcelo Henrique
10/08/2021
09:08

Faleceu na manhã do último domingo, 08 de agosto, em Campinas/SP, aos 92 anos, a professora Edda Roza Petri Andreta, ex-primeira-dama do município de Amparo (viúva do ex-prefeito Antônio Andreta).

Nascida em Amparo no dia 14 de março de 1929, era filha de Finau Petri e de Angelina Quatel Petri.

Casou-se com o senhor Antônio Andreta em 1955. O casal continuou residindo em Amparo, onde nasceram seus três filhos: José Antônio, Márcio e Antônio Eduardo.

Com uma vida inteira dedicada ao Magistério Paulista, dona Edda começou a lecionar em Jaguariúna/SP. Depois, tendo conseguido transferência para Amparo, lecionou no Colégio Nossa Senhora do Amparo e em outras escolas da Rede Estadual de Ensino.

Como diretora de escola, a professora Edda Andreta dirigiu a EE Noedyr Mazzini e a EE Dr. Coriolano Burgos.

Seu esposo, sr. Antônio Andreta, foi eleito vereador nas eleições municipais de 1955, sendo empossado em 1º de janeiro de 1956, e reeleito vereador em 1959 (o mais votado naquela oportunidade), tendo sido eleito primeiro-secretário do Legislativo amparense. Com a eleição (em outubro de 1963) e posse, em 1º de janeiro de 1964, de Antônio Andreta como prefeito de Amparo até 1º de fevereiro de 1968 (mandato prorrogado por 13 meses), a professora Edda Andreta muito contribuiu no aspecto social, durante o mandato do marido.

Em 10 de julho de 1993, morreu seu esposo, o ex-prefeito e empresário Antônio Andreta, após uma inestimável folha de serviços prestados à coletividade amparense.

Ao se aposentar do Magistério, e com o falecimento do esposo, dona Edda assumiu função na Diretoria na empresa da família – Irmãos Andreta & Cia. Ltda. –, comparecendo diariamente à empresa enquanto a saúde lhe permitiu.

Afastada, por um longo período, do convívio social por motivo de doença, dona Edda nunca deixou de ser alvo de incontáveis manifestações de carinho e de respeito por parte dos amigos, colegas e ex-alunos.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78