Por: A Tribuna
09/01/2024
08:01

Pessoas de todas as idades que estão fora da escola e desejam voltar a estudar em 2024 podem procurar uma das mais de 5.000 unidades da rede para efetivar sua matrícula no mês de janeiro. A inscrição pode ser feita inclusive nas escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em um dos 39 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

Em 2023, a rede estadual de ensino atendeu estudantes de até 90 anos de idade. Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. As matrículas seguem neste mês para alunos de todas as idades e que estão fora da rede estadual.

Interessados nas aulas da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental ou CEEJA podem apresentar documento de próprio punho informando o endereço e comprovante de escolaridade, em caso de ausência do histórico escolar. 

Transferência entre escolas

Terminou na segunda-feira (8) o prazo para a manifestação de interesse entre as unidades da rede. Esse processo é destinado a estudantes já matriculados em uma escola estadual e que se mudaram de endereço ou desejam estudar em uma escola mais próxima do trabalho, por exemplo. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 22 de janeiro.

Diferença entre EJA e CEEJA

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio da EJA ou CEEJA em 2024. 

Na EJA, é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. São aulas presenciais em escolas regulares e os alunos precisam ter 15 anos para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e 18 anos para o Médio, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

Já nos CEEJAs, o diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula. Nos Centros, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. O estudante não é obrigado a frequentar o CEEJA todos os dias e em horários determinados, mas pode frequentar a unidade sempre que sentir necessidade para tirar dúvidas com os professores.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78