Por: Jornal A Tribuna
25/12/2022
15:00

O vigilante Dirceu Carvaçan, 58 anos, promoveu o fechamento da sua “Cápsula do Tempo”, localizada na sua residência no Jardim São Dimas, em Amparo. Na sala de sua casa, o vigilante construiu uma caixa de alvenaria com pouco mais de 50 centímetros de comprimento e cerca de 30cm de profundidade. No interior dessa caixa, foram colocados diversos objetos como fotos de familiares, equipamento de computadores, documentos, jornais e alguns objetos da nossa época. A Cápsula do Tempo foi identificada por uma placa no formato 34 x 24cm que traz, ainda, a informação de que, em 2022, o campeão brasileiro no futebol foi o Palmeiras, além do nome de Dirceu e a data dezembro de 2022. Essa placa foi coberta por piso de cerâmica, fazendo com que a cápsula seja descoberta somente no caso de uma reforma na residência.

Segundo Dirceu, as fotos e documentos foram colocados dentro de tubos de PVC e embalagens feitas com vidro, devidamente lacrados para resistir ao tempo. As fotos (520 no total) colocadas no local são na sua maioria de familiares, mas mostram também lugares do Jardim São Dimas, Igreja São José Operário e outros pontos da cidade de Amparo. Há também fotos fotos em binóculos, digitais e 2.307 videos. Ao todo, o inventário da Cápsula do Tempo registra 73 objetos.

Um álbum da Copa do Mundo de 2022 também faz parte do acervo da Cápsula do Tempo, além de um exemplar do Jornal A Tribuna – a edição que trouxe a primeira notícia sobre a cápsula do tempo. Uma máquina de escrever além de um pen drive com mais de 800 imagens de filme da cidade também foram colocados na cápsula. Dirceu espera que no dia em que a cápsula for aberta ainda seja possível abrir os arquivos no pen drive e as pessoas possam verificar como se vivia em 2022.

height=184Não são raras notícias de entidades, escolas e prédios públicos contarem com “Cápsulas do Tempo”. Algumas cápsulas do tempo, quando abertas após muitos anos, revelam a história da época, como viviam as pessoas, hábitos e costumes.

Sobre o momento atual do mundo, a cápsula contou aunda com as carteiras de vacinação contra a Covid-19 de Dirceu. “É uma forma de mostrar como foi a pandemia da Covid-19”, disse o vigilante. Comprovantes de votação das eleições de 2020 e 2022 foram fazem parte dos objetos além de documentos vencidos (CNHe RG) do vigilante.

Dirceu disse que não há data para sua cápsula do tempo ser aberta. Amante da história, Dirceu diz que a criação dessa cápsula é uma forma de mostrar o seu legado pessoal e como era vida dos dias atuais para a futura geração da sua família ou a quem vier adquirir o imóvel num futuro distante. Dirceu é casado e hoje os filhos já são casados e não moram com ele.

height=400

Alguns dos objetos que fazem parte da Cápsula do Tempo

520 fotos

HD externo de 500g

27.422 fotos digitais

2.307 videos

2 exemplares do Jornal A Tribuna

Carteira de vacinção da covid-19

2 máscaras

Comprovantes de votação das eleições de 2020 e 2022

CNH e RG vencudos

Albúm da Copa de 2022 com cinco pacotes de figurinhas

1 garrafa de 330ml Heuneken

1 latinha Pepsi Black

Máquina de Escrever Olivette

Pen drive de músicas

2 folhetos de missa 20/11/2022


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78