Por: A Tribuna
02/10/2020
12:10

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, o presidente da Associação dos Surdos de Amparo, Paulo Aguiar, fez uma surpresa para todos os associados ao apresentar o Estatuto da Associação acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Está é a primeira vez no Brasil, que uma associação disponibiliza seu estatuto 100% em Libras, que é a língua primária dos surdos brasileiros, de acordo com a Constituição Federal. Desde a fundação da Associação ter o Estatuto em Libras era uma das principais preocupações do Paulo Aguiar, presidente da Associação. “Sempre falávamos da necessidade de ter o Estatuto em Libras para que todos os surdos pudessem entender de maneira clara a importância da Associação” disse Paulo Aguiar.

Os interessados em assistir ao vídeo devem acessar a página da Associação dos Surdos de Amparo no.facebook.com/associacaodossurdosamparo.

Apoio de um grupo de intérpretes

Essa novidade só foi possível graças a dedicação de Paulo Aguiar e de todos os diretores da Associação, e da generosidade do grupo formado por sete intérpretes, Paula Rosa, Grahamhill Moura, Wagner Agripino, Priscila Mourão, Regina Fernandes, Celina Gomes Estruc e Ricardo Estruc que, de forma voluntária, dedicaram seu tempo e sua experiência para tornar possível a gravação do vídeo com todo o estatuto em Libras. O trabalho foi organizado por Celina Estruc e seu marido Ricardo Estruc, ambos profissionais em tradução e interpretação da Libras. “Por atuarmos como profissionais Intérpretes de Libras na Câmara Municipal de Amparo criamos um vínculo maior com os surdos da cidade e com o Presidente da Associação, Paulo Aguiar, que já conhecíamos há mais de 10 anos” disse Ricardo Estruc.

De acordo com Celina Estruc, eles foram procurados pelo presidente da Associação apontando a necessidade de ter o Estatuto em Libras para garantir acessibilidade para todos os surdos da Associação. “Conversamos então com outros amigos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), de várias partes de São Paulo e de Santa Catarina, e montamos um grupo virtual para realizar a produção do vídeo com a tradução comentada do Estatuto, trabalhando todas as escolhas lexicais que seriam usadas no processo” disse Celina.

A conclusão do trabalho foi apresentada para a Associação no dia 26 de setembro, como forma de comemoração do Dia Nacional dos Surdos. O Presidente Paulo Aguiar, que assinou o Estatuto em Português, participou no final do vídeo, para assinar o Estatuto, desta vez em Libras.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt