Por: A Tribuna
02/10/2020
12:10

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, o presidente da Associação dos Surdos de Amparo, Paulo Aguiar, fez uma surpresa para todos os associados ao apresentar o Estatuto da Associação acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Está é a primeira vez no Brasil, que uma associação disponibiliza seu estatuto 100% em Libras, que é a língua primária dos surdos brasileiros, de acordo com a Constituição Federal. Desde a fundação da Associação ter o Estatuto em Libras era uma das principais preocupações do Paulo Aguiar, presidente da Associação. “Sempre falávamos da necessidade de ter o Estatuto em Libras para que todos os surdos pudessem entender de maneira clara a importância da Associação” disse Paulo Aguiar.

Os interessados em assistir ao vídeo devem acessar a página da Associação dos Surdos de Amparo no.facebook.com/associacaodossurdosamparo.

Apoio de um grupo de intérpretes

Essa novidade só foi possível graças a dedicação de Paulo Aguiar e de todos os diretores da Associação, e da generosidade do grupo formado por sete intérpretes, Paula Rosa, Grahamhill Moura, Wagner Agripino, Priscila Mourão, Regina Fernandes, Celina Gomes Estruc e Ricardo Estruc que, de forma voluntária, dedicaram seu tempo e sua experiência para tornar possível a gravação do vídeo com todo o estatuto em Libras. O trabalho foi organizado por Celina Estruc e seu marido Ricardo Estruc, ambos profissionais em tradução e interpretação da Libras. “Por atuarmos como profissionais Intérpretes de Libras na Câmara Municipal de Amparo criamos um vínculo maior com os surdos da cidade e com o Presidente da Associação, Paulo Aguiar, que já conhecíamos há mais de 10 anos” disse Ricardo Estruc.

De acordo com Celina Estruc, eles foram procurados pelo presidente da Associação apontando a necessidade de ter o Estatuto em Libras para garantir acessibilidade para todos os surdos da Associação. “Conversamos então com outros amigos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), de várias partes de São Paulo e de Santa Catarina, e montamos um grupo virtual para realizar a produção do vídeo com a tradução comentada do Estatuto, trabalhando todas as escolhas lexicais que seriam usadas no processo” disse Celina.

A conclusão do trabalho foi apresentada para a Associação no dia 26 de setembro, como forma de comemoração do Dia Nacional dos Surdos. O Presidente Paulo Aguiar, que assinou o Estatuto em Português, participou no final do vídeo, para assinar o Estatuto, desta vez em Libras.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78