Na terça e quarta-feira, 19 e 20 de setembro, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida centralizou os debates no auditório do Centro Universitário Amparense – Unifia. Mais de 100 pessoas participaram dos dois dias de evento, entre Poder Público, Sociedade Civil e representantes de entidades que vivem a causa.
Pela primeira vez na história, o evento garantiu o transporte de todos os cadeirantes que necessitaram se deslocar para a conferência, com ônibus adaptado. O evento foi totalmente acessível e garantiu a acessibilidade comunicacional, através da Linguagem Brasileira dos Sinais – Libras e audiodescrição para pessoas com deficiência visual, além de pranchas de Comunicação Suplementar e Aumentativa.
“Demos total protagonismo ao movimento. E graças a isso, duas PCDs – Pessoas com Deficiência serão os representantes de Amparo, pela Sociedade Civil”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, João Campos.
Antonio Marcos (Paçoquinha) e Diana Gonçalves Oliveira estarão na Conferência Estadual, representando o Município. “Amparo é referência em acessibilidade. A construção das Políticas Públicas passa por todos e equidade sem dúvida é o principal objetivo para que todos possam participar do processo democrático”, ressaltou o supervisor de Direitos Humanos e Inclusão Social da Prefeitura, Matheus Fructuoso.
As pautas aprovadas pela Conferência serão publicadas no Jornal Oficial do Município e encaminhadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e os pleitos à Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência.
Twittar | Compartilhar |