Por: A Tribuna
23/05/2023
10:05

Em uma ação inédita para garantir mais segurança para os alunos de toda a rede escolar, a Prefeitura de Amparo implantou em todas as escolas municipais, estaduais e particulares o Botão SOS Escola. O sistema, por meio de um aplicativo instalado em celulares, começou a operar há uma semana e está entre as ações efetivas para atender casos de urgência ou violência que possam ocorrer no ambiente escolar em todo o município.

O Gabinete Especial de Segurança nas Escolas promoveu um treinamento para diretores, professores e funcionários de mais de 50 unidades de ensino, além dos todos os Guardas Civis Municipais, para o uso do novo botão, disponibilizado por aplicativo para Android ou iOS. Na ocasião, foram apresentadas todas as funcionalidades do aplicativo de segurança, disponibilizado às escolas. 

De acordo com as informações da Guarda Civil Municipal (GCM), as modalidades que estão sendo utilizadas no APP são os botões para possibilidades de invasão escolar, brigas entre os alunos e casos de uso de entorpecentes.

"Quando o botão é acionado por um profissional habilitado, o Centro de Despacho da GCM recebe uma comunicação entre 5 a 30 segundos, fornecendo instantaneamente as informações da pessoa que acionou, a situação envolvida e a localização exata do ocorrido. Um alarme é ativado e os guardas municipais são enviados imediatamente para atender à ocorrência”, explica o Comandante da GCM de Amparo, Maurício Soares Campos.

O Secretário Municipal de Educação ressaltou que o sistema contribuirá para que toda a comunidade escolar, incluindo pais e filhos, se sinta ainda mais segura. "O aplicativo SOS Escola já está funcionando em todas as escolas da cidade. Os diretores e responsáveis cadastrados com seus dados pessoais em sistema somente poderão usar o aplicativo instalado em seus celulares em casos de emergência. Portanto, o uso é pessoal e intransferível, podendo responder por crime no caso de uso indevido", disse.

Além da implantação do Botão SOS Escola, todas as 27 unidades de ensino municipais de Amparo são monitoradas por câmeras de segurança e equipadas com um botão físico de segurança localizado nas diretorias das escolas. Em caso de ocorrência, as imagens são gravadas por um período de 30 a 40 segundos e enviadas, com o auxílio de inteligência artificial, para o painel de monitoramento da GCM. Essa medida adicional de segurança tem como objetivo agilizar as solicitações das unidades escolares municipais.

A iniciativa da Prefeitura reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar dos alunos e comunidade escolar. O Botão SOS Escola e as medidas de cuidado visam criar um ambiente seguro e propício para o aprendizado.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78