A Prefeitura da Estância de Amparo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, reuniu-se com os produtores cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) a se adequarem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-P.O.A.), em encontro realizado na terça-feira, 7 de março, no Parque Ecológico de Amparo. A meta, segundo a pasta, é que todos os espaços atendidos pelo S.I.M. possam se adequar ao Sistema e ampliem o alcance de comercialização dos produtos para todo o território nacional. Nesta primeira etapa, produtores serão orientados a se adequarem à legislação.
De acordo com a médica veterinária responsável, Mariana Machado Ribeiro, Amparo possui 32 propriedades inscritas no S.I.M. O Serviço é responsável pela inspeção e fiscalização sanitária dos estabelecimentos em âmbito municipal. Aqueles que ainda não são inscritos no cadastro, devem procurar a Secretaria para regularizar a sua situação, evitando multas e podendo obter conhecimento, que, certamente, garantirão maior qualidade e segurança dos produtos destinados ao consumo, além de combater a clandestinidade.
No encontro, Mariana destacou que o objetivo é que haja a adequação ao sistema nacional, uma vez que o município está numa localização privilegiada, com grandes centros consumidores e, assim, oferece condições de ampliação do mercado a baixo custo de distribuição e logística.
“Para isso são necessárias adequações, buscando uma equivalência com a legislação federal do Ministério da Agricultura”, avaliou o secretário da pasta, Paulo Fernandes.
Segundo a médica veterinária, houve grande aceitação pelos participantes, já que há a perspectiva de crescimento das vendas por meio da adequação proposta.
Na quarta-feira, 8, fiscais da pasta iniciaram as primeiras visitas a produtores, a fim de identificar as condições do espaço e os programas de auto controle, como rastreabilidade dos produtos e boas práticas de fabricação.
Essa estratégia faz parte do Plano de Governo do prefeito Carlos Alberto Martins e vem sendo cumprida dentro do cronograma estabelecido.
Twittar | Compartilhar |