Por: Jornal A Tribuna
16/02/2023
16:02

A Prefeitura da Estância de Amparo adotou medidas para coibir a violência e assédio contra mulheres no carnaval 2023, que começa na noite desta sexta-feira, 17 de feveriro, e encerra na terça-feira, dia 21. A Guarda Civil Municipal (GCM) estará com um posto de acolhimento, onde mulheres poderão buscar informação, fazer denúncias ou pedir auxílio no Centro Esportivo do Trabalhador, onde ocorrem os shows principais. A Prefeitura destaca que assédio, abuso e violência contra mulheres são crime.

O esquema de segurança contará com integração das forças da GCM, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual.

Especialmente no combate à violência de gênero, a ação se ampara na Lei Municipal 4.178, sancionada pelo prefeito Carlos Alberto Martins em 2021, e na Lei Estadual 17.621, sancionada em janeiro pelo governador Tarcísio de Freitas. Ambas as leis falam sobre a obrigatoriedade dos espaços fornecerem serviço de acolhimento para mulheres em situação de risco. Além disso, a Lei Maria da Penha legisla a respeito de medidas preventivas e de combate à violência contra a mulher.

De acordo com o prefeito, a preocupação da violência de gênero acompanha as ações da prefeitura para inibir que casos de agressão ocorram. “Não toleramos em hipótese alguma a violência contra mulheres. Tenho combatido isso, por isso editei a Lei 4.178 para que estabelecimentos como bares e similares forneçam suporte a qualquer às mulheres diante de qualquer risco. Isso vale para todos os nossos eventos também. Queremos que o carnaval seja lembrado por ser um evento grandioso e de respeito, onde as mulheres se sintam bem e respeitadas para aproveitar a festa”, destacou.

A estruturação do plano de combate à violência de gênero no Carnaval, segundo o prefeito, é crucial para garantir o atendimento qualificado e imediato às vítimas, bem como identificar agressores e educar a população para que saibam identificar esses casos.

Todas as mulheres poderão buscar o posto da GCM em qualquer momento, seja para denunciar um caso que tenha sofrido, para informar algo que tenha presenciado, tirar dúvidas ou mesmo denunciar alguma violência doméstica. O espaço estará sinalizado e ficará dentro do Complexo Esportivo do Trabalhar em todos os dias de festa.

Ainda servirão como suporte a central de monitoramento, que no ano passado implementou 400 novas câmeras em toda a cidade.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt