Com as restrições para sair de casa cada dia mais intensas e o fechamento da grande maioria dos comércios brasileiros devido a pandemia causada pelo coronavírus – Covid-19, o sistema de vendas online, através de aplicativos ou de sites próprios tem aumentado em grande escala e o sistema de entrega (delivery) tem mantido viva a economia brasileira.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA), os comerciantes varejistas da cidade tiveram um aumento de 92% nas vendas com delivery, desde a oficialização do decreto municipal, de 20 de março de 2020, que determinou o fechamento de todos os comércios considerados não essenciais. Ficando apertos apenas supermercados, farmácias e empresas relacionadas com saúde.
Para Mariana Gomes, diretora da MB Store, loja especializada em roupas, “com o fechamento das lojas as vendas caíram cerca de 70%, mas graças as vendas pelos aplicativos e redes sociais conseguimos garantir os 30% que tem servido para manter as contas em dia”. De acordo com Mariana assim que a loja fechou, ela passou a trabalhar com o delivery. “Nos mandamos fotos dos produtos para as clientes, postamos nas redes sociais, e depois fazemos a entrega direto na residência, sem custo nenhum para os clientes”, disse Mariana. A loja também lançou um site, mas segunda Mariana ainda precisa ser trabalhado um pouco melhor. “Tenho que fazer uma campanha especifica e direcionada para o site para que ele passe a ter um melhor resultado”, concluiu.
Serviço de alimentação
O ramo de alimentação foi um dos mais afetados, mas ainda sim conseguiu se adaptar rapidamente, aumentando os serviços de entregas. Empresas que nem realizavam esse serviço tiveram que estruturar sua forma de trabalho para poderem continuar atendendo e movimentando o negócio.
Para Gustavo e Jaqueline, casal que administram o Doces Carlotta a mudança foi intensa. “Nós não trabalhávamos com delivery e tivemos que criar todo o esquema para fazer as entregas. Da primeira semana que começamos para agora tivemos um aumento de 100% nas vendas, e tudo isso trabalhando com uma estrutura enxuta, já que somos apenas eu e o Gustavo” disse Jaqueline.
Já Sérgio dos Santos, proprietário de duas pizzarias e uma choperia na cidade, disse que para as pizzarias a mudança não foi tão grande. “Fechamos os salões das pizzarias La Fornalha e Vecchio Forno, mas tivemos um aumento de 50% nas vendas para entrega, e como já tínhamos toda a estrutura montada foi fácil atender” afirmou. Mas ele garantiu que para a choperia, inaugurada a menos de seis meses, a mudança deu mais trabalho. “Na Don Salles Choperia nós não trabalhávamos com delivery, então tivemos que fazer um investimento em embalagens e no marketing para encontrar nossos clientes. Como já tínhamos o programa de gerenciamento de delivery nesse ponto foi mais fácil”, disse Sérgio.
Até para quem já trabalhava com delivery a pandemia causou mudanças. Segundo Raphael Garcia, que tem o food truk Garagem Cozinha Burgues “sem dúvida que aumentou a demanda, até porque as pessoas não tem muita alternativa. Acredito que minhas vendas cresceram uns 30%, comparando com fevereiro, último mês que operei com o delivery normalmente” afirmou Raphael, que garantiu ainda que a principal ação agora é tentar se destacar utilizando plataformas online e aplicativos de delivery. “Aumentaram consideravelmente as ofertas de delivery na cidade e é preciso saber trabalhar essas ferramentas para se destacar e continuar vendendo” finalizou Raphael Garcia.
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