Por: A Tribuna
04/12/2019
15:00

Em 2020 o brasileiro vai descansar mais. De acordo com o Calendário 365, o ano que vem terá nove feriados nacionais em dias de semana, quase o dobro de 2019. Com isso, o impacto na área turística tende a crescer. No caso de Amparo, os moradores locais contarão ainda com mais quatro feriados, o primeiro no dia 8 de abril, que será numa quarta-feira, 9 de julho, dia da Revolução Constitucionalista, 8 de setembro, Dia da Padroeira Nossa Senhora do Amparo que será numa terça-feira e o Dia da Consciência Negra será numa sexta-feira. Soma-se ainda quatro dias, tidos como uteis e que ficaram entre os feriados, que provavelmente serão de descanso.

O ano começa numa quarta-feira, primeiro de janeiro. Logo depois em fevereiro acontecerá o carnaval que será comemorado no dia 25. Março será um dos pouco meses do ano que não contará com feriados. Porém, em abril, o morador de Amparo contará com um “super feriado prolongado”. No dia 8 de abril, uma quarta-feira, será comemorado o aniversário de Amparo e logo depois no dia 10 será feriado da Sexta-feira Santa. Ou seja, o feriado prolongado contará com cinco dias. Ainda em abril, no dia 21, será feriado de Tiradentes.

O feriado do primeiro de maio será numa sexta-feira. Em junho, o Corpus Christi será na quinta-feira, dia 11. Em julho, o feriado da Revolução Constitucionalista, comemorado somente no Estado de São Paulo, será numa quinta-feira.  Em agosto não haverá feriados. Já em setembro, o Dia da Independência acontecerá numa segunda-feira, e o oito de setembro, Dia da Padroeira de Amparo será na terça-feira.

Em outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, dia 12, será numa segunda-feira. Em novembro, o Finados (dia 2) acontecerá numa segunda-feira. O feriado da Proclamação da República, será o único comemorado num domingo e dia da Consciência Negra será numa sexta-feira. O Natal também 2020 será comemorado numa sexta-feira.   

Turismo em alta

Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.  

Para a coordenadora da Escola Superior de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, o impacto dos feriados no turismo do Brasil é positivo. ‘‘As pessoas tendem a buscar por destinos próximos, onde entram na disputa atrativos regionais e, dependendo da quantidade de dias, até destinos nacionais’’, explica.

Para grande parte da população, os feriados são uma das poucas opções de descanso e período para viagens já que muitos trabalham ou estudam presencialmente. Por esse motivo, a coordenadora explica que é preciso se atentar às tarifas de alta temporada. ‘‘A grande maioria dos meios de hospedagem aplicam a tarifa de alta temporada, acrescentando até 30% aos valores das diárias’’, explica Grazielle.

Apesar disso, caso haja um planejamento prévio, o feriado é uma boa ocasião para conhecer novos lugares. ‘‘É sempre um bom momento para viajar pelo seu estado e conhecer destinos turísticos próximos’’, diz a coordenadora.

Para os feriados de 2020, a dica é antecedência e planejamento. Quanto antes a organização for feita, mais condições de boas negociações podem acontecer. Segundo a especialista, não é só com passagens que o viajante deve se preocupar. É importante verificar restaurantes para reservar previamente, verificar a agenda cultural da cidade e garantir ingressos de eventos antes da data prevista, além de estudar opções para não gastar além do planejado.

 

Confira os feriados de 2020

Dia/Mês                              Dia da Semana                  Feriados

01 de janeiro                       quarta-feira                          Ano Novo

25 de fevereiro                   terça-feira                            Carnaval

08 de abril                          quarta-feira                          Aniversário de Amparo

10 de abril                          sexta-feira                            Paixão de Cristo

21 de abril                          segunda-feira                     Tiradentes

01 de maio                         sexta-feira                            Dia do Trabalhador

11 de junho                        quinta-feira                          Corpus Christi

09 de julho                         quinta-feira                          Revolução Constitucionalista

07 de setembro                  segunda-feira                     Dia da Independência

08 de setembro                  terça-feira                            Padroeira Nossa Senhora do Amparo

12 de outubro                    segunda-feira                     Nossa Senhora Aparecida

02 de novembro                 segunda-feira                     Finados

15 de novembro                 domingo                             Proclamação da República

20 de novembro                 sexta-feira                          Dia da Consciência Negra

25 de dezembro                 sexta-feira                          Natal


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura