Com implementação recente no País, o sistema free flow de pedágio já gera expectativas positivas no mercado brasileiro de mobilidade. A nova tecnologia, que permite a passagem nos pedágios sem as tradicionais cabines físicas, deve impulsionar a adesão de motoristas aos serviços de pagamento automático.
A Veloe, marca de mobilidade urbana e gerenciamento de frota, por exemplo, já vem participando dos estudos para a estruturação do sistema há pelo menos dois anos, por meio de testes com o uso de tags (adesivos).
Estudos sobre o sistema free flow indicam crescimento do uso de tags
“O novo modelo deve gerar uma alta de procura pelo pagamento automático nos pedágios, principalmente em razão das facilidades atreladas ao uso da tag no sistema free flow, tanto no pagamento, quanto nos serviços”, destaca o superintendente de operações da Veloe, Alexandre Fontes. A expectativa é de que o novo modelo atraia novos clientes e incentive o uso dos adesivos de passagem automática nos pedágios. “Vale lembrar que 50% da frota nacional de veículos já utiliza tags de passagem automática nas praças físicas de pedágio, o que nos indica um enorme potencial para o free flow”, destaca Fontes. Em fase de testes desde o início de janeiro no Brasil – e já presente há mais de 20 anos no Chile, EUA e Europa –, o free flow funciona por meio da combinação de tecnologias de identificação do veículo a partir de antenas fixadas em pórticos ao longo das rodovias.
Ao passar por essa estrutura, o veículo é registrado e identificado. A tarifa é gerada automaticamente e o pagamento é feito quando a fatura chega no endereço em que a placa do carro está registrada. A identificação pode ser feita via tag, leitura óptica da placa e solução mobile.
As primeiras experiências em território brasileiro acontecem na BR-101, a Rio-Santos, nos trechos de Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. Neles, foram instalados os pórticos e, até o fim de janeiro, será iniciada uma operação assistida. A previsão é de que a cobrança passe a valer em março.
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