Por: Jornal A Tribuna
17/12/2022
11:30

O fim do ano está próximo e logo o clima de festa começa a tomar conta dos lares. É o momento de deixar o ambiente arrumado e aconchegante para recepcionar os familiares e demais visitas. Mas e os animais da casa estão preparados e confortáveis para essa mudança de rotina?

Segundo a médica veterinária e supervisora da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK, Danieli Perez Fernandes, tais cuidados são necessários para garantir o bem-estar dos pets também nesse período de festas.

Danieli explica que a presença de pessoas “estranhas” na casa pode ocasionar num certo incômodo e estresse por parte de cães e gatos. “Isso é muito peculiar de cada animal. Alguns não se incomodam e interagem com as visitas. Mas outros ficam assustados e tendem a se esconder embaixo da cama ou sofá. Por fim, há ainda aqueles que tendem a ficar mais agressivos”, alerta.

Para garantir que o animal continue tendo o mesmo conforto que teve o ano todo, a médica veterinária do Grupo UniEduK orienta os tutores a criarem um espaço confortável para os pets.

 “Ao perceber que o animal está incomodado com a presença de outras pessoas, o ideal é deixá-los em um ambiente mais reservado, sem barulhos. O tutor pode ofertar ainda alguns brinquedos para que possam se distrair e deixar disponível no local água e comida”, orienta.

Alerta aos fogos de artifício

Outro alerta aos tutores, segundo a médica veterinária do Grupo UniEduk, é o incômodo causado pelos fogos de artifício, que são totalmente prejudiciais a saúde dos pets. “Alguns cães, gatos e até mesmo aves podem apresentar sinais graves de estresse, agressividade e ansiedade. Os cães, especificamente, têm capacidade auditiva muito maior que os seres humanos e para eles os fogos podem causar estresse físico e psicológico”, afirma Danieli. “Assustados e na tentativa de fugir, eles ainda podem sofrer acidentes tentando, por exemplo, morder portas e portão.”

Para tentar amenizar esse desconforto e evitar contratempos, principalmente com os cães, a médica veterinária traz algumas orientações. 

Dicas para o Pet passar bem o final do ano

Deixá-lo em local confortável – Jamais mantenha o animal em ambientes com riscos de acidentes, tais como sacadas, varandas ou próximos a piscinas;

Sem correntes – O animal “amarrado”, no momento de estresse causado pelos fogos, pode se enrolar na corrente e acabar se enforcando;

Cuidados com os ouvidos – Bolinhas de algodão no ouvido ajudam a reduzir os impactos sonoros causados pelos fogos;

Música para relaxar – Deixar uma música tocando ou a TV ligada, com o som mais alto, pode minimizar o barulho;

Identifique o animal – Com plaquinha na coleira, contendo número de telefone e e-mail, para evitar que se percam ou sejam localizados;

Procure ajuda médica – Existem calmantes fitoterápicos e relaxantes/sedativos mais fortes que podem ser utilizados. Importante: somente seu médico-veterinário pode indicar e instruir em quais casos podem ser utilizados.

Alimentação saudável e nutritiva deve ser mantida – Durante as festas de fim do ano, é comum os seres humanos abrirem exceções quanto à alimentação, o que não pode ocorrer com os animais. De acordo com Danieli, a ração é o melhor alimento para o pet, mesmo durante o período de comemorações. A informação é importante e deve ser repassada às visitas. “O ideal é que a dieta seja balanceada, sempre rica em nutrientes, para que possamos garantir a saúde do animal. É importante também que os animais tenham fácil acesso à água limpa e fresca para se manterem hidratados”, salienta Danieli.  A ingestão de outros alimentos, principalmente os mais consumidos nas festas de fim de ano, pode levar o animal a ter vômito, diarreia, apatia, desidratação, paralisia e, em muitos causos, levá-lo a óbito.  Caso haja a ingestão de algum alimento e o animal comece a passar mal, a indicação é suspender imediatamente a alimentação indevida e procurar um veterinário o mais rapidamente possível.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78