Por: A Tribuna
09/01/2024
15:01

Janeiro é um bom momento para checar a saúde de toda a família, incluindo a dos animais de estimação, principalmente para garantir a prevenção de males inesperados e que podem ser fatais. De acordo com o professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Bruno Alvarenga, a avaliação clínica, a conferência da cobertura vacinal e de exames complementares podem antecipar diagnósticos precoces das principais enfermidades que acometem cães e gatos, permitindo seu tratamento e controle em fases iniciais. 

Bruno destaca que, independentemente da idade do animal, são recomendados exames sanguíneos anuais para monitorar a função renal e hepática, exames de fezes e urina, bem como aferição da pressão arterial. “Para os idosos, aqueles com mais de 7 anos, soma-se a indicação de ultrassonografia abdominal e cardíaca, essencial para diagnóstico mais preciso”, afirma. Nos casos de cães e gatos tratando alguma doença, pode haver a necessidade de mais exames em um menor intervalo, conforme orientação do veterinário responsável. 

Já quanto aos protocolos de imunização para os cães e gatos no Brasil, o especialista frisa que é preconizada a revacinação antirrábica anual. “Ainda de forma essencial temos as vacinas polivalentes, que, caso o animal não realize a titulação anual para as doenças cobertas pelos imunizantes, devem ser vacinados anualmente. Recomenda-se também a revacinação anual contra agentes que causam a conhecida tosse dos canis”.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78