Por: Jornal A Tribuna
24/02/2023
12:02

A partir deste mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedreira, intensifica a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal nos bairros, obedecendo um Calendário Vacinal já estabelecido pelos coordenadores do setor responsável.

Segundo informou a Secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, a ação terá início no sábado, 04 de março, das 9h às 12h, na Praça da Igreja de Santa Clara, no Jardim Santa Clara. “Convidamos os donos de cães e gatos para vacinarem seu bichinho de estimação, este o momento de cuidar com carinho de seu melhor amigo”, enfatiza a Secretária Ana Lúcia.

O Prefeito Fábio Polidoro ressalta que todos os bairros irão receber a Vacinação contra a Raiva, sendo o primeiro o Jardim Santa Clara, no dia 04, depois, também no sábado, dia 11, na Vila Canesso, no Posto de Saúde “EdgardoLuisSteula”, sempre das 9h às 12h, lembrando que é tudo gratuitamente”, destaca o Prefeito Fábio.

O vírus da Raiva se aloja entre outros tecidos, nas glândulas salivares do doente. Como a doença causa agressividade, a mordida é a principal forma de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, passarem o vírus adiante. Popularmente, fala-se em “raiva furiosa” e “raiva paralítica”, na verdade, é a mesma doença, em etapas distintas. O período conhecido como “raiva furiosa” é a primeira fase. Com duração de um a quatro dias, ela costuma causar alterações de comportamento no cão e gato, como: Excitação; Agressividade; Medo; Depressão; Ansiedade e Demência.

Após a fase furiosa, tem início a chamada a “raiva paralítica, na qual se acentuam os sintomas neurológicos, como: Dificuldade de engolir; Salivação; Falta de coordenação dos membros e Paralisia.

A raiva evolui muito rapidamente, quando chega a segunda fase, o animal geralmente vai a óbito em 48 horas. Vacine seu PET.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78