Por: Fonte: CNN Brasil
13/01/2023
18:01

Um trio de passaportes asiáticos oferece aos seus titulares maior liberdade de viagem global do que qualquer outro país, de acordo com um novo relatório trimestral divulgado pela empresa de consultoria de residência e cidadania global, com sede em Londres, Henley & Partners.

Os cidadãos japoneses desfrutam de acesso sem visto ou sob demanda a um recorde de 193 destinos em todo o mundo, logo à frente de Cingapura e da Coreia do Sul, cujos cidadãos podem visitar livremente 192.

E agora que a Ásia está se abrindo pós-Covid, é mais provável que seus cidadãos voltem a usar essa liberdade para viajar.

As viagens globais estão agora em cerca de 75% dos níveis pré-pandêmicos, de acordo com o último lançamento do Henley Passport Index , que é baseado em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Abaixo dos três primeiros colocados asiáticos, um rol de países europeus está próximo ao topo da tabela de classificação. Alemanha e Espanha estão empatadas em 190 destinos, seguidas por Finlândia, Itália e Luxemburgo em 189.

Depois, há Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia, todos empatados em quinto lugar, enquanto França, Irlanda, Portugal e Reino Unido estão em sexto lugar.

Nova Zelândia e Estados Unidos aparecem na 7ª posição, ao lado de Bélgica, Noruega, Suíça e República Tcheca.

Cidadãos afegãos estão mais uma vez no final do índice e podem acessar apenas 27 países sem a necessidade de visto prévio.

Outros índices

A lista da Henley & Partner é um dos vários índices criados por empresas financeiras para classificar os passaportes globais de acordo com o acesso que eles fornecem aos seus cidadãos.

O Henley Passport Index classifica 199 passaportes de acordo com o número de destinos que seus titulares podem acessar sem visto prévio. Ele é atualizado em tempo real ao longo do ano, conforme e quando as mudanças na política de vistos entram em vigor.

O Índice de Passaportes da Arton Capital leva em consideração os passaportes de 193 países membros das Nações Unidas e seis territórios — ROC Taiwan, Macau (SAR China), Hong Kong (SAR China), Kosovo, Território Palestino e Vaticano. Excluem-se os territórios anexados a outros países.

Também é atualizado em tempo real ao longo do ano, mas seus dados são coletados por meio de um monitoramento próximo dos portais de cada governo.

É uma ferramenta “para pessoas que viajam, para fornecer informações precisas e de fácil acesso para suas necessidades de viagem”, disse o fundador da Arton Capital, Armand Arton, à CNN em dezembro.

O Global Passport Power Rank 2023 da Arton coloca os Emirados Árabes Unidos no primeiro lugar, com uma pontuação de isenção de visto para 181 países.

Quanto ao segundo lugar, este é ocupado por 11 países, a maioria dos quais na Europa: Alemanha, Suécia, Finlândia, Luxemburgo, Espanha, França, Itália, Holanda, Áustria, Suíça e Coreia do Sul.

Os Estados Unidos e o Reino Unido estão em terceiro lugar, ao lado de Dinamarca, Bélgica, Portugal, Noruega, Polônia, Irlanda e Nova Zelândia.

Os melhores passaportes para ter em 2023, de acordo com o Henley Passport Index:

Japão (193 destinos)

Cingapura, Coreia do Sul (192 destinos)

Alemanha, Espanha (190 destinos)

Finlândia, Itália, Luxemburgo (189 destinos)

Áustria, Dinamarca, Holanda, Suécia (188 destinos)

 França, Irlanda, Portugal, Reino Unido (187 destinos)

Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Estados Unidos, República Tcheca (186 destinos)

 Austrália, Canadá, Grécia, Malta (185 destinos)

 Hungria, Polônia (184 destinos)

 Lituânia, Eslováquia (183 destinos)

Os piores passaportes para manter em 2023, de acordo com o Henley Passport Index (que permitem acesso sem visto em 40 ou menos países):

Coreia do Norte (40 destinos)

Nepal, território palestino (38 destinos)

Somália (35 destinos)

Iêmen (34 destinos)

 Paquistão (32 destinos)

Síria (30 destinos)

Iraque (29 destinos)

 Afeganistão (27 destinos)


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78