Mês de fevereiro e automaticamente nos lembramos do Carnaval. Neste ano, os tradicionais desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo foram adiados para abril devido à pandemia, mas será que não dá mesmo para curtir nada do Carnaval em fevereiro?
Se estamos pensando em promover aglomerações, a resposta é não, mas se você está pensando em fazer uma festa pequena, com poucos convidados, daí poderia ser viável.
Com criatividade e bom senso é possível organizar um Carnaval particular com direito a fantasia, muita música, dança e diversão. E fazer a festa em casa ainda teria alguns bônus, tais como comida e bebida com fácil acesso, não tem risco de ser furtado, não precisa se organizar para voltar para casa etc.
E também pode ser uma boa maneira de perder calorias. Pense nisso: durante uma hora de dança, estima-se que se pode eliminar 200 calorias.
E falando em aproveitar para perder calorias e a comida da festa, em casa dá para providenciar petiscos saudáveis que não comprometem a dieta.
Mesmo sendo um evento caseiro, manter o corpo hidratado é fundamental, beba água, vitaminas, sucos naturais, isotônicos. Isso ajuda seu corpo e evita muitos problemas inclusive a famosa ressaca. Uma boa opção para esses dias – não só pela festa, mas também porque está muito calor - é a água de coco, que hidrata e ajuda a repor os sais minerais que o organismo está precisando.
Não se descuide da alimentação. Comer em um intervalo de três horas ajuda não só a manter a energia, como a repor vitaminas e sais minerais que são eliminados com mais facilidade já que precisam ser usados para eliminar o álcool do organismo. Refeições leves são as ideais com frutas, sanduíches, snacks, eles ajudam a dar energia e manter o corpo saudável. Consuma alimentos ricos em carboidratos e evite as gorduras, que demoram muito para serem digeridas.
Não se engane. O calor pode ocasionar mal-estar mesmo não sendo um evento de tão grande porte como o Carnaval tradicional. Os dias são naturalmente mais quentes devido à época do ano; por isso, é bom tomar cuidado até na hora de se vestir. Use roupas leves e sapatos confortáveis, garantindo pés leves para dançar quanto quiser.
Se a sua opção for uma reunião ao ar livre, lembre-se do sol. É muito comum negligenciar nos cuidados principalmente se estiver em casa; no entanto, não se esqueça de que o sol em excesso pode causar inúmeros problemas, onde quer que você esteja. Entre os tais problemas, estão desidratação e queimaduras. Por isso, é bom evitar ficar exposto a ele nos horários de maior incidência, entre as 10 e as 16 horas. Proteja-se, use o protetor a cada duas horas. Óculos de sol, bonés, chapéus, também são muito bem-vindos.
Nunca é demais dizer que você também deve pensar em seu descanso, pensar em repor as energias. Organize a sua festa de Carnaval particular, mas não deixe de reservar um tempo só para você descansar, tirar aquele cochilo depois do almoço. Aproveite a folia improvisada de fevereiro, mas sem descuidar da sua saúde, do seu bem-estar, e isso também significa você continuar se prevenindo contra a disseminação da Covid-19.
E lembre-se: em abril terá mais festa!
Twittar | Compartilhar |