Por: Jornal A Tribuna
25/12/2022
09:00

A Organização Mundial do Turismo (OMT) previu que o turismo doméstico seria uma tendência para o setor nesse ano. O órgão também avaliou que, em 2022, haveria uma transformação no perfil do viajante, que buscaria, entre outras atividades, produtos baseados na natureza e turismo rural. Outra tendência marcante seria o aumento da busca por novas experiências. Nesse sentido, o Circuito das Águas Paulista já é um destino completo, que oferece história, gastronomia, cultura, atividades de aventura e muita natureza.

Valorizar e promover os atrativos de cada uma das cidades, levando o nome da região a feiras, eventos e à imprensa é, contudo, apenas parte do trabalho desenvolvido pelo consórcio. Nesse ano que se encerra, o Cicap executou e apoiou ações sólidas pelo desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista envolvendo a participação do Poder Público, do trade e da população, assegurando que apenas um trabalho integrado é capaz de transformar o destino.

Essa nova perspectiva do consórcio passou pela implantação de projetos de longo prazo, com o apoio de instituições relevantes. Um exemplo é a viabilização do selo de Indicação Geográfica do café e da cachaça, valorizando o que é produzido na região. Esse projeto de sucesso deu-se a partir de uma parceria entre Cicap, produtores, prefeituras, Sebrae e Instituto Federal de São Paulo.

O Sebrae, que já coordena o Grupo Líder da região, também é parceiro no projeto Juntos pelo Circuito das Águas. A partir da criação de uma rede de networking, a meta é aumentar a articulação entre Poder Público e os empresários por meio de um programa de capacitações e consultorias aos empreendedores da região. A proposta é, no entanto, a primeira etapa de uma ação bem mais ampla, que envolve o credenciamento de diversos segmentos de serviços turísticos a partir de 2023, com o Selo Qualitur.

Entretanto, o ano de 2022 não se desenvolveu apenas com foco no turismo. A Câmara de Cultura planeja promover, a partir de 2023, o empoderamento, a integração e a capacitação de artistas e agentes culturais dos municípios do Circuito das Águas Paulista. A Câmara de Esportes também se destacou pela retomada das competições, consolidando a integração entre as equipes das escolinhas esportivas municipais, contemplando diversos municípios do polo turístico.

O presidente reeleito do CICAP, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, comenta que 2022 foi de transformação. “Nesse ano, investimos em estratégia e articulação. Sabemos que, na região, há alternativas das mais variadas vertentes, do ecoturismo, passando pela cultura e gastronomia, até os esportes radicais. A nossa proposta para 2023 é mostrar que somos o destino mais completo do país”.

Cicap

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e tem como objetivo o desenvolvimento econômico e turístico regional. O Cicap tem como sede a cidade de Monte Alegre do Sul, com seu Prefeito, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, como presidente.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan