Por: Fonte: CNN Brasil
03/01/2023
17:01

Ano novo é a hora de renovar as perspectivas. Aplique esta fórmula liberalmente ao planejamento de viagens em 2023.

Após quase três anos de interrupções e complicações de viagens, muitos países abandonaram a maioria de suas restrições pandêmicas. As pessoas estão viajando internacionalmente em grande número e há muita demanda reprimida para se espalhar pelo mundo.

Espera-se que o turismo internacional tenha atingido 65% dos níveis pré-pandêmicos em 2022, de acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, com algumas áreas atingindo recentemente níveis próximos a 80% ou 90% de desembarques em 2019. E os especialistas estão cautelosamente otimistas sobre uma recuperação contínua das viagens.

Aqui estão 10 ideias de destinos interessates para viajar em 2023:

Polônia

Poderíamos listar inaugurações recentes na Polônia – como o Hotel Verte , a nova propriedade da Autograph Collection em Varsóvia, que abriu suas portas douradas (fica em um enorme palácio barroco) em agosto. Mas a razão pela qual você deve visitar a Polônia em 2023 não é a chance de ficar em um lugar digno da realeza. É para mostrar solidariedade a um país que, por sua vez, mostrou solidariedade ao povo da Ucrânia.

Compartilhar uma fronteira de mais de 300 milhas com um país sob ataque significa que a Polônia recebeu mais refugiados ucranianos do que qualquer outro lugar. Acrescente a isso o número de turistas em queda (embora eles estejam aumentando novamente) e você terá uma situação complicada.

Então, se você gosta daquele palácio de Varsóvia, uma pausa na cidade como Cracóvia, Gdansk, Wroc?aw ou Pozna? – todas as centenas de quilômetros da fronteira ucraniana – ou se afastar de tudo nas florestas, lagos e montanhas do campo – agora é sua chance de fazer algo de bom tirando férias.

Austrália Ocidental

Em 20 de abril de 2023, um eclipse solar total será visível na borda noroeste da Austrália.

Para um evento que provavelmente durará cerca de um minuto, a cidade de Exmouth e a grande Península de Ningaloo, onde fica, planejam há mais de um ano. Haverá plataformas de observação ao ar livre onde os espectadores poderão assistir com segurança ao milagre solar (com óculos de proteção, é claro), bem como apresentações musicais, oportunidades educacionais para aprender sobre ciência e astronomia e um Dark Sky Festival de três dias.

Mas o estado da Austrália Ocidental oferece muito mais do que 60 segundos de admiração.

Abrangendo um terço de todo o continente da Austrália, estende-se desde a animada e crescente capital do estado de Perth através de desertos, incluindo o Great Victoria e o Great Sandy, até a região vinícola de Margaret River, os dramáticos penhascos de Kimberley e as montanhas cobertas de quokka. Ilha de Rottnest.

Liverpool, Inglaterra

Em maio, Liverpool será a cidade anfitriã do Eurovision 2023/Foto: Adobe Stock

A cidade portuária de Liverpool, na Inglaterra, mais conhecida em todo o mundo como o local de nascimento dos Beatles, está adicionando outro capítulo ao seu legado musical.

Em maio, será a cidade anfitriã do Eurovision 2023 , a extravagância da música que traz um influxo de milhares de fãs com bandeiras de todo o continente. É uma oportunidade para a cidade se recuperar após perder seu status de Patrimônio Mundial da Unesco em 2021.

Em junho, a cidade comemora 25 anos do Liverpool Biennial, festival de artes visuais contemporâneas, com mais de 30 artistas e coletivos internacionais ocupando espaços na cidade até setembro.

A Inglaterra também está comemorando o Ano da Costa em 2023, com festivais gastronômicos e limpezas de praias ocorrendo ao longo da costa do país.

A apenas meia hora de trem do centro da cidade de Liverpool, Crosby Beach é o lar permanente de “Another Place” do escultor Antony Gormley, onde 100 figuras de ferro fundido estão voltadas para o mar.

Charleston, Carolina do Sul

Charleston desfila seu passado como nenhuma outra cidade dos EUA, mas muitas vezes encobriu a história de seus residentes negros. Agora o lugar está tomando providências para corrigir isso.

O International African American Museum promete fazer um anúncio de abertura “em breve” para 2023, depois de adiar sua data em janeiro.

O museu será instalado na margem do rio Cooper, no local onde muitos africanos pisaram pela primeira vez na América do Norte. Ele irá explorar a vida dos escravos e seus descendentes.

Os visitantes no final de maio e início de junho podem aproveitar o mundialmente famoso Spoleto Festival, com ópera, teatro, dança, atos musicais e palestras de artistas. E os gourmets devem marcar de 1º a 5 de março no calendário do Charleston Wine and Food Festival e provar os favoritos de Lowcountry.

Não pode ir ao festival? Você ainda estará bem alimentado. Para pratos mais sofisticados do sul, experimente o Magnolias. Inaugurado em 1990, ajudou a estimular o renascimento culinário da cidade.

Para algo informal, experimente a Bertha’s Kitchen em North Charleston, onde impera o arroz vermelho com linguiça, frango frito e feijão-lima. O restaurante até chamou a atenção do autor de “Roadfood”, Michael Stern.

Vilnius, Lituânia

A modesta Vilnius admitiu em uma campanha publicitária este ano que ninguém sabe realmente onde fica. Se o vídeo brilhante não fez você querer reservar uma viagem para lá imediatamente, talvez isso o faça: a capital da Lituânia comemora seu 700º aniversário em 25 de janeiro de 2023.

Para marcar a data, há um programa de um ano, incluindo festivais de música e exposições. Mas use o aniversário como um incentivo para visitar, em vez de seguir um programa religiosamente.

Todo o centro da cidade é um Patrimônio Mundial da Unesco – colocando-o lá em cima com suas “cidades-colegas” Veneza e Viena. Vilnius faz parte da lista graças aos seus edifícios góticos, renascentistas e barrocos, todos situados em um plano de rua medieval, mas é mais conhecido por sua arquitetura barroca.

Não perca a espumosa torre do sino da igreja de São João (você pode subir para ter uma vista deslumbrante da cidade) ou a igreja de São Casimiro, encimada por uma coroa gigante. Ficou de olho nas redes sociais? Esta é a única capital da Europa que permite que balões de ar quente sobrevoem o horizonte da cidade.

Fiji

Águas azuis brilhantes, extensos recifes de corais e centenas de ilhas pacíficas: Fiji não é difícil de atrair. Mas por que ir para lá em 2023? Por um lado, o país só reabriu pós-Covid no final de 2021 , o que significa que o número de visitantes ao paraíso do Pacífico Sul ainda não se recuperou totalmente.

Enquanto o país é mimado pela beleza subaquática, aproveite a oportunidade para explorar também seus tesouros acima do solo. O único Patrimônio Mundial da Unesco no país é a cidade de Levuka, uma antiga capital e importante porto, que é repleta de edifícios da era colonial britânica em meio a coqueiros e mangueiras.

Para aprender sobre as comunidades indígenas locais, os viajantes podem participar de uma cerimônia de boas-vindas kava – batizada com o nome da bebida tradicional em seu centro – ou desfrutar de um lovo , uma refeição preparada em brasas em uma cova subterrânea coberta com folhas de bananeira.

A Fiji Airways agora tem voos diretos de Los Angeles e San Francisco, tornando relativamente fácil chegar às ilhas. Como dizem os fijianos, “bula”.

Manaus, Brasil

Enquanto o destino da floresta amazônica está em jogo, dois eco-lodges nos arredores de Manaus – a capital do estado do Amazonas e porta de entrada para o rio que dá nome ao estado – usaram sua pausa pandêmica para se tornarem ainda mais ecológicos.

O Juma Amazon Lodge , a cerca de 80 quilômetros ao sul da cidade, agora é totalmente alimentado por uma nova usina solar de US$ 400 mil, cujos 268 painéis duplos se erguem a quase 12 metros no ar acima do dossel (o que significa que nenhuma árvore teve que ser cortada). Eles também construíram um sistema de biogás para aumentar a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões anuais de carbono em oito toneladas.

Enquanto isso, o Anavilhanas Jungle Lodge, a noroeste de Manaus, no rio Rio Negro, abriu uma “base avançada” fora da rede durante a pandemia, a 48,2 km do lodge principal e acessível apenas pelo rio.

Os hóspedes podem fazer longas caminhadas na selva através do território onde vivem onças, onças-pardas e tatus gigantes em uma das instalações hoteleiras mais remotas da região amazônica, depois passar a tarde em uma rede ou na piscina. Para 2023, o lodge está planejando pernoites em uma barraca à beira do riacho para pequenos grupos.

Não perca a própria Manaus – comer um gigantesco peixe amazônico do lado de fora do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é uma experiência inesquecível.

Tessalônica, Grécia

Motivos não faltam para visitar a segunda cidade da Grécia nos últimos tempos, com uma cena gastronômica local endossada pela Unesco que recentemente celebrou a reforma e reabertura de seu mercado de alimentos Modiano centenário .

Com uma orla marítima popular e a proximidade de belas praias e montanhas do interior,Tessalônica é certamente um candidato a um dos melhores destinos de férias urbanas da Europa.

O que poderia torná-la ainda melhor? Que tal um novo e brilhante sistema de metrô? Tudo bem, em novembro de 2023 deve ser inaugurada a linha principal de um megaprojeto de infraestrutura que ligará o centro da cidade ao seu aeroporto internacional. Trens sem motorista levarão os passageiros por túneis cujas escavações acrescentaram ao já rico catálogo de descobertas arqueológicas de Thessaloniki, muitas das quais estarão em exibição em estações especialmente criadas para o museu.

Ruanda

Janeiro de 2023 marca a inauguração oficial do hotel mais emocionante de Ruanda até agora: Sextantio Rwanda, uma coleção de cabanas tradicionalmente trabalhadas em uma ilha no Lago Kivu, um dos maiores lagos da África.

É o primeiro projeto fora da Itália para Daniele Kihlgren, cujos projetos de história meio-hotel e meio-vivo mantêm viva a tradição local. Uma organização sem fins lucrativos que entrega dinheiro diretamente para as comunidades locais, o Sextantio verá os visitantes pescando no lago de 1.000 milhas quadradas, remando em canoas escavadas, experimentando a cerveja de banana local e observando a vida selvagem – e não apenas as galinhas, vacas, porcos e cabras que vagueiam pela propriedade.

Claro, você vai querer ver gorilas. Adjacente ao Parque Nacional dos Vulcões, o Dian Fossey Gorilla Fund abriu o Campus Ellen DeGeneres de 4.500 metros quadrados em 2022. Seu centro de visitantes inclui exposições, “encontros” de gorilas de realidade virtual e trilhas naturais.

No Parque Nacional Akagera, os rinocerontes brancos – transferidos da África do Sul em 2021 para ajudar na conservação – já estão parindo. É mais fácil chegar lá também. Uma nova rota de Londres se junta a Bruxelas, Dubai, Guangzhou e Mumbai como os únicos voos diretos para Kigali de fora do continente africano.

Gotemburgo, Suécia

Eleita o destino mais sustentável do mundo por seis anos consecutivos, a segunda maior cidade da Suécia está finalmente emergindo da sombra de Estocolmo.

Outrora uma importante cidade comercial e marítima, Gotemburgo é agora considerada um dos destinos mais ecológicos da Europa, com 274 metros quadrados de espaço verde por cidadão, enquanto 95% dos seus hotéis são certificados como ecológicos.

Embora Gotemburgo tenha completado oficialmente 400 anos em 2021, as comemorações foram suspensas por causa da pandemia global. Mas eles finalmente acontecerão em 2023, então é uma ótima época para visitar.

O rei da Suécia Carl Gustav, que comemora 50 anos no trono este ano, estará na cidade no dia 4 de junho, aniversário oficial de Gotemburgo, e o maior festival de aniversário da cidade será realizado no distrito portuário de Frihamnen de 2 a 5 de junho, com shows e eventos artísticos entre as atividades oferecidas.

As festividades continuarão durante todo o verão até o início da Maratona de Göteborgsvarvet, em 3 de setembro, uma nova corrida de 26 milhas após a popular meia maratona da cidade, que acontece em 13 de maio.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78