Por: Jornal A Tribuna
24/02/2023
14:02

Os quatro dias de Serra Folia foram marcados pela animação dos foliões. O formato adotado pela Prefeitura de Serra Negra em 2023 trouxe de volta a valorização da família como patrimônio inseparável das festividades. Crianças, jovens, adultos e idosos divertiram-se com as atrações planejadas pela Administração Municipal.

Durante as tardes, na Praça Prefeito João Zelante, a alegria ficou por conta das atividades recreativas, com apresentações circenses, mágicas, malabares e concurso de fantasias infantis. Muitos tutores e acompanhantes paramentaram-se com motivos carnavalescos. As Bandas Serra Alegria, formadas por integrantes da Banda Lira e da CIA Allegro de Dança, formaram dois grupos que percorreram circuitos diferentes nas ruas centrais apresentando marchinhas e danças ao público.

Na Avenida Governador Laudo Natel, no período noturno, a animação ficou por conta da Banda Serra Alegria, que levou marchinhas carnavalescas ao público, enquanto bailarinas e bailarinos da Cia. Allegro de Dança circulavam o espaço do público, dançando com os foliões e brincando com os menores. Em todos os eventos, notavam-se os atentos olhares de guardas civis municipais, seguranças contratados e policiais militares nas quatro tardes e quatro noites de folia.

Ambulâncias com equipes de enfermagem também permaneceram nesses locais. A estrutura de manutenção dos pontos de concentração de público também foi bem pensada. Durante os eventos e logo depois, equipes de garis circularam recolhendo os excessos. Ao término, retiravam todo o lixo. Por volta das 5h (madrugada) do dia seguinte, caminhões pipa e seus operadores faziam a higienização com jatos de águas e, posteriormente, aplicação de solução com eucaliptos.

Com a hotelaria próxima dos 100% de ocupação de seus leitos e a sensação de segurança maior, serranos e visitantes circularam tranquilamente pelas ruas centrais durante o dia todo, fazendo crescer o movimento dos estabelecimentos localizados na região central. Bares, restaurantes e lanchonetes também puderam atender seus clientes com mais atenção.

Depoimentos

Foi grande a aprovação do modelo formatado, tanto por turistas e moradores quanto empresários e funcionários do comércio.

“Em outros carnavais, neste horário, não havia cliente na rua. Eles se afugentavam da violência, falta de respeito. Então, está sendo bom para o comércio, para hotelaria, restaurantes e para os visitantes de Serra Negra. Eu aprovo a iniciativa. Creio que tem de ser mantida para virar o estilo do carnaval de Serra Negra”, disse o comerciante Fernando Moreira.

“Esta cidade está no meu coração. Sinto-me serrana e fico feliz de ver o desenvolvimento da cidade com um carnaval familiar. Voltarei sempre. Parabéns à Prefeitura e a todos os envolvidos”, explicou Simone Conrado, santista que mora em São Paulo e visita a cidade desde a adolescência.

O santista Fábio Luiz Freitas disse que o “Carnaval de Serra Negra está maravilhoso. É uma experiência muito legal que eu e minha família estamos vivendo. Família. Estamos curtindo muito. Pretendo voltar. Parabéns para a cidade.”

“Por ser a maior festa popular brasileira e, depois do enfrentamento da pandemia, o carnaval se concretiza pela alegria, descontração e clima de tranquilidade. Ao se posicionar no carnaval com foco na família, Serra Negra abre espaço a um novo perfil que agrega e contribui para o desenvolvimento de toda a grade produtiva na cidade: hotéis, bares, lojas, restaurantes e comércio e afins”, disse Carlos Eduardo Pereira, membro da administração do Hotel Vitória Marchi.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78