Por: A Tribuna
09/01/2024
10:01

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Pedreira e o Hemocentro da UNICAMP, programaram para a quinta-feira, dia 18 de janeiro de 2024 das 7h às 12 horas, Campanha para Coleta de Sangue e para cadastro de doadores de Medula Óssea, nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz Santana, localizado na Rua Siqueira Campos, nº 177, Centro.

A partir das 7 horas serão distribuídas as senhas, e os candidatos atendidos a partir das 8h30, quando os técnicos do Hemocentro da UNICAMP farão as fichas e a Coleta de Sangue, que prosseguirá até as 12 horas. “O sangue não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento, e a única forma de consegui-lo é por meio da doação. O sangue retirado é rapidamente reposto pelo organismo”, destaca a Secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

Para doar é necessário: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado, por isso evitar alimentos gordurosos e aguardar até 2 horas para doar; a frequência máxima é de quatro doações por ano para os homens e três para as mulheres; já o intervalo mínimo de doações é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres; não podem doar quem está gripado ou resfriado; estar no período gestacional e até 12 meses após o parto, os que ingerirem bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a coleta, os que fizeram tatuagem ou colocaram piercing nos últimos 12 meses, os que fizeram extração dentária na últimas 72 horas.

O doador deve apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social); as pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78