Por: Jornal A Tribuna
22/12/2022
13:00

Os produtores de cafés especiais de Serra Negra conseguiram excelentes colocações no 21º Concurso Estadual Qualidade do Café Paulista 2022.

Quatro produtores rurais da cidade com cinco amostras participaram em duas categorias. Em Coffea Arábica Orgânico, Rosana Aparecida Preto da Silva Marchi conquistou a 5ª colocação; Reginaldo Farias Santos foi 6º colocado e Edvarde Fonte, 7º. Na categoria Coffea Arábica Convencional preparado por via úmida, Reginaldo Farias Santos, foi o 8º colocado e Dácio Agostinho de Oliveira Guidetti conquistou a 9ª colocação.

O Instituto Agronômico de Campinas foi o local escolhido para a premiação ocorrida na tarde de 20 de dezembro. Organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, teve a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento Francisco Matturro. O Prefeito de Serra Negra Elmir Chedid esteve no local, acompanhado do Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê, prestigiando os competidores de Serra Negra.

“Participar desse concurso é importante para elevar o nível e o preço dos cafés especiais. O agricultor que foi décimo hoje, quer ser o nono, oitavo, sétimo no ano seguinte. É assim que se prospera e melhora a qualidade do café e, consequentemente o preço. Tudo tem de ser sustentável, mas também economicamente viável. Caso contrário não prospera”, disse o Secretário Francisco Matturro, que valorizou a presença do Prefeito Elmir Chedid, prestigiando os produtores de Serra Negra: “É o Prefeito que tem o papel de motivar e estimular os produtores a trabalhar melhor”. Por fim fez um apelo aos Prefeitos dos municípios paulistas para que criem Secretarias Municipais de Agricultura. “É importante que tenha alguém dedicado, focado, olhando para o principal negócio de São Paulo”.  Segundo ele, menos da metade dessas Prefeituras têm Secretaria de Agricultura.

O Prefeito Elmir Chedid apoia os produtores de cafés especiais de Serra Negra. Por meios das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Agricultura e Desenvolvimento Rural trabalha no processo de Indicação Geográfica dos Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista conjuntamente com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap).

“Muito feliz por ver que a Acecap teve 11 finalistas em Campinas”, disse a presidente da entidade Sílvia Fonte. “Isso comprova que a nossa região tem qualidade. Por isso buscamos a Indicação Geográfica que trará o reconhecimento, valorização para os produtores que se dedicam para oferecer produtos de qualidade. Os concursos motivam os produtores a melhorar continuamente. Agradeço todo apoio que temos. Quero fazer uma referência ao Prefeito Elmir Chedid que veio nos prestigiar. Foi muito importante. Ele está sempre conosco. Como finalista estou muito feliz. Peço que os produtores conheçam a Acecap e juntem-se a nós. Quanto mais produtores a Acecap tiver, mais força vai ter, mais qualidade será apresentada ao mundo”, finalizou.

“É uma sensação de dever cumprido, de fazer tudo corretamente. O trabalho é de agricultura familiar: Minha esposa, filho e eu que trabalhamos na propriedade. Do plantio à colheita, somos só nós. Claro que isso deixa a vitória bem maior; um prazer enorme”, disse o produtor Dálcio Agostinho de Oliveira Guidete. “Foi muito bom ter o Prefeito Elmir aqui. Acho que foi um dos poucos prefeitos prestigiando. Isso é gratificante.”


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78