Por: Jornal A Tribuna
01/12/2022
14:00

A Câmara Municipal e a Prefeitura de Pedreira realizaram na noite da sexta-feira, 25 de novembro, durante Sessão Solene que outorgou Títulos de Cidadão, a apresentação do primeiro jornal impresso do Município, intitulado “O Progresso”, que na ocasião foi disponibilizado nos sites dos poderes Executivo e Legislativo. 

O informativo circulou entre os anos 1927 a 1929, com o nome de “O Progresso. “Todas as edições do Jornal “O Progresso”, estavam encadernadas e bem conservadas, apesar do passar dos anos. É realmente emocionante poder conhecer os detalhes do que aconteceu em Pedreira no início do século passado, é uma raridade muito importante que digitalizamos e agora disponibilizamos para a população através dos sites da Prefeitura e da Câmara”, destacou na ocasião o Prefeito Fábio Polidoro.

A doação das edições do primeiro Jornal do Município, ocorreu após conversas com o cirurgião dentista pedreirense Alcides Ricardo Gonçalves, que é professor em uma Universidade de Campinas, juntamente com o tataraneto do Coronel João Pedro, o também cirurgião dentista Rubens Gonçalves Teixeira, que havia informado sobre a existência deste material. “A ortografia, as pessoas que residiam na Cidade na época e hoje são nomes de ruas, avenidas e prédios públicos, é a verdadeira história de Pedreira contada em detalhes”, ressalta o Prefeito Fábio Polidoro.

Todas as edições do Jornal “O Progresso” foram digitalizadas e durante a Sessão Solene realizada na noite de 25 de novembro, para entrega de Títulos de Cidadão Pedreirense, para Rubens Gonçalves Teixeira, além dos médicos Dr. Leandro Campos Vilela, Dr. Rodrigo Nascimento Mochetti, Dr. Dante Baboni Junior e Maria Helena de Oliveira Gonçalves (Leninha), o arquivo foi disponibilizado nos sites da Prefeitura e Câmara. “Este é um momento muito especial para os poderes Executivo e Legislativo, como médico, sou conhecedor de toda a dedicação dos doutores Leandro, Rodrigo, Dante e da enfermeira Leninha, no atendimento da população, parabéns aos vereadores autores dos projetos que os beneficiaram com o Título de Cidadão Pedreirense, além é claro do cirurgião dentista e professor universitário Dr. Rubens Gonçalves Teixeira”, enfatizou o Presidente da Câmara Dr. José Carlos de Oliveira.

Segundo informou Rubens Gonçalves Teixeira, seu avô Guilherme Tolentino Rehder foi o diretor e proprietário do Jornal “O Progresso”, que tinha edição semanal, tendo sua primeira edição publicada em 1º de abril de 1927 e a última edição de número 137, saiu em 29 de dezembro de 1929, o médico Dr. Ernesto Moreira de Almeida era o redator do informativo.“Durante os anos que “O Progresso” esteve em minha guarda li todas as suas edições e realmente a história está ali, contada em detalhes, curiosidades que faziam parte do dia a dia da população pedreirense, estou doando ao Museu Histórico de Pedreira este rico arquivo para que seus cidadãos possam ter acesso”, enfatizou Rubens Teixeira.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78