Por: Jornal A Tribuna
09/12/2022
18:30

A empresa Cafezal em Flor Turismo em Cafés Especiais, locada em Monte Alegre do Sul, Circuito das Águas Paulista, foi uma das vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que neste ano completa 33 anos de atuação, reúne 78 associados, sendo 55 operadoras de turismo e 23 parceiros institucionais ou de negócios. Os operadores, juntos, faturam em 2021 R$ 7,1bilhões e embarcaram 7,4 mil de passageiros, sendo uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil.

De forma questionadora e alinhada às tendências globais, a Braztoa incorpora desde 2005 o conceito de sustentabilidade em suas atividades para demonstrar, com ações práticas, os benefícios da associação de tais práticas à gestão de seus associados e empresas parceiras.

Primeira premiação no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo se consolidado como o único no país a lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva nesse setor.

A Braztoa visa catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. Assim, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

“A Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais já iniciou suas atividades com o conceito de sustentabilidade há quase 20 anos, com a proposta de divulgar práticas sustentáveis entre visitantes, colaboradores e a população local. Unindo hospitalidade, gastronomia, conhecimento agrícola, produção de cafés especiais e educação com práticas sustentáveis, mantivemos nosso pequeno negócio familiar,  tornando-nos referência nacional em turismo do café e colaborando com os objetivos da agenda 20/30”, disse Marcia Regina Poli Bichara.

Marcia Regina Poli Bichara é doutora em Educação. Ela é responsável pela parte da hospitalidade e pelas experiências no cafezal. Tuffi Bichara é zootecnista, responsável pela produção do café. Mateus Poli Bichara (filho do casal) é arquiteto, responsável pela apresentação gráfica da empresa. Desenvolveu as embalagens.

O sítio tem três alqueires e nele se desenvolve a atividade de hotelaria, a produção de cafés especiais e as experiências com os visitantes.

Na produção de cafés, os visitantes aprendem a identificar o que é um diferencial em uma cafeicultura sustentável podendo a começar ser mais criterioso em seu consumo, exigindo produtos que respeitem e preservem os meios naturais. A compreensão das técnicas leva a um posicionamento melhor na hora do consumo

Também ao se hospedar o hóspede entra em contato com prática de reutilização de materiais e economia de energia elétrica, podendo refletir sobre consumo desnecessário de itens para sobreviver. Uma volta à simplicidade do campo.

“O prêmio joga luz para o Circuito das Águas Paulista a nível nacional e internacional e para a possibilidade de se contribuir para os objetivos de desenvolvimento sustentáveis mesmo sendo uma pequena empresa”, diz nota divulgada pela Cafezal em Flor Turismo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78