Por: Fonte: G1 Campinas
26/01/2023
09:01

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza na manhã de hoje, quinta-feira, 26 de janeiro, em Campinas, uma audiência pública sobre os novos valores tarifários que devem ser aplicados pela distribuidora de energia CPFL Paulista aos consumidores a partir de 8 de abril.

O índice de reajuste previsto pela agência reguladora para consumidores residenciais e pequenos comércios é de 9,51%. Para imóveis ligados em baixa tensão, o índice previsto é de 9,86%, enquanto clientes ligados na rede de alta tensão devem arcar com alta de 10,32%, segundo cálculos prévios.

"Os itens que mais impactaram nos cálculos foram encargos setoriais, custos de aquisição de energia e de transmissão; e componentes financeiros. O reposicionamento tarifário, elaborado na Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes", diz nota da Aneel.

CPFL Paulista

A CPFL Paulista é uma distribuidora do Grupo CPFL Energia, com sede na metrópole, e atende 4,8 milhões de clientes em 234 cidades de São Paulo. A discussão sobre a "revisão periódica" ocorre no Auditório da Ciesp Campinas, situado na Rua Padre Camargo de Lacerda, 37, a partir das 9h. Segundo a Aneel, a abertura de consulta pública ocorreu em 14 dezembro e sugestões podem ser enviadas para a agência até 17 de fevereiro. Durante a audiência, também devem ser discutidas informações de consumidores sobre indicadores de qualidade do serviço, entre eles, duração de interrupções e frequência. "Após análise das contribuições recebidas na Consulta e na Audiência Pública, a diretoria da Aneel decidirá os índices finais", informa nota da assessoria da agência.

O que diz a CPFL?

Em nota, a CPFL destacou que a reunião foi convocada e será coordenada pela Aneel, responsável por fixar as tarifas de energia elétrica em todo o país.

A RTP [revisão tarifária periódica] ocorre em períodos previamente definidos, seguindo o contrato de cada concessionária", diz nota da CPFL Paulista ao indicar que, no caso dela, é a cada cinco anos.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78